Coronavírus e Marketing na Internet: 6 Dicas Para Sua Pequena Empresa

Índice

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Quem teria acreditado nisso?

Há alguns dias nossa principal preocupação era alcançar nossos objetivos que sempre temos todos os anos, como fazer marketing na Internet para vender mais e se tornar um profissional melhor, mas tudo mudou rapidamente! Aqui estamos hoje – muitos trabalhando remotamente e incorporando aplicativos como o Facetime em sua rotina.

Para quem tem filhos, é ainda pior: tem que aprender a participar de teleconferências trocando fraldas com os créditos do Paw Patrol tocando ao fundo. Não é conveniente.

Infelizmente, a pandemia global de Coronavirus provavelmente está afetando seus negócios. Em muitos países, incluindo o Brasil, importantes medidas de segurança da saúde estão levando as populações a limitar as reuniões físicas e criando uma desaceleração sem precedentes na economia.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

Mas na web nem tudo está morto: o Instagram registrou, por exemplo, um aumento de 76% no número de “curtidas” deixadas por seus usuários em anúncios nas últimas duas semanas. Hoje, mais do que nunca, não importa o seu setor e tamanho, você precisa reagir rapidamente para adaptar sua estratégia da web e obter o máximo de uma situação complexa e fazer marketing na Internet de forma lucrativa.

Mas como fazer isso? Vamos aprender juntos nesse artigo.

Coronavírus e marketing na internet

Coronavírus e marketing na internet

Vamos ser positivos! Apesar do contexto atual, existem várias ações benéficas, inovadoras e estratégicas a explorar pra fazer marketing na Internet de forma consistente, enquanto se espera por uma resolução gradual.

Mãos à obra:

  1. Tranquilize suas partes interessadas e comunique (claramente) sua posição

Adaptação dos seus serviços: o seu negócio teve que se adaptar de uma forma ou de outra. Nessas condições, é essencial ser o mais transparente possível com seus clientes e funcionários.

Aqui estão algumas ideias:

Faça um anúncio público sobre a situação

Isso permitirá que você:

  • explique as várias mudanças implementadas e suas consequências
  • tranquilize seus funcionários, clientes ou parceiros que possam ter dúvidas sobre o funcionamento do seu negócio
  • informe as partes interessadas que você pode ter esquecido ou que pode não ter tido tempo de consultar seus e-mails
  • incentive outras empresas a seguir
  • do ponto de vista humano, mostrar que está tomando as medidas cabíveis com a seriedade necessária
  • evite adotar um tom que induza à ansiedade; otimismo não faz mal a ninguém!

Se você tiver um banco de dados de e-mail, esta pode ser uma oportunidade para distribuir esta mensagem por boletim informativo! Uso todos os meios disponíveis para fazer um marketing na Internet eficaz e prestativo.

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Atualize seus pontos de contato com o cliente

Como, por exemplo, sua página do Google Meu Negócio ou do Facebook.

Se seu horário de funcionamento for afetado, reserve um tempo para atualizá-lo no Google Meu Negócio e nas suas páginas sociais. Não hesite em fazer uma vigilância diária para esclarecer quaisquer dúvidas dos internautas sobre a condução das suas atividades.

Se for um restaurante, considere também informar os consumidores sobre as medidas tomadas em termos de entregas e higiene, por exemplo adicionando ao seu site a página ” É seguro encomendar a partir de … “, conforme recomendado.

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Você vai descobrir …

→ Dicas matadoras para uma ótima Bio no Instagram;

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→ Práticas recomendadas para legendas no Instagram;

→ Instagram é mais que imagens – faça sua copy brilhar!

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  1. Permaneça ativo nas redes sociais

A contenção e o distanciamento social são difíceis para todos.

Em uma época em que as interações sociais físicas devem ser restritas, as redes sociais desempenham um papel essencial na manutenção da proximidade com o resto do mundo. É também uma oportunidade de tirar proveito de um público que nunca foi tão importante e construir o valor da marca de sua empresa, ao mesmo tempo que reduz as barreiras da comunicação corporativa tradicional, fazendo do limão uma limonada, através do marketing na Internet de forma eficaz.

Nesse momento, concentre-se mais no que conecta você com seus clientes:

  • Divulgue as boas novas
  • Agradeça aos seus parceiros ou clientes
  • Forneça notícias de suas equipes
  • Participe de uma discussão com seu público (por exemplo: “e você, como está se comportando no trabalho remoto?” )
  • Observe que compartilhar esse tipo de mensagem internamente fará o mesmo bem para suas equipes de trabalho remoto!
  1. Adapte sua estratégia da web à situação de seu setor

Diante da crise da Covid-19, alguns setores são mais afetados do que outros na web.

Como adaptar sua estratégia se seu setor for diretamente afetado:

De modo geral, os períodos de crise nos mostram que as estratégias de longo prazo mantêm sua importância. Os consumidores não estão mais se movendo tanto, precisam mudar seus hábitos e algumas estratégias terão, no entanto, de ser suspensas.

Embora alguns canais tenham dificuldade para adaptar sua mensagem promocional e ao nos próximos meses, o SEO e o marketing na Internet não deve ter esse problema, muito pelo contrario…..

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Porque?

Porque o SEO só o torna visível se seus clientes precisarem de você. Você não terá que empurrar nada. Portanto, não há razão para interromper suas estratégias de aquisição orgânica, como SEO.

Portanto, você ainda pode trabalhar nos seguintes aspectos:

  • Notoriedade
  • Criação de conteúdo
  • Otimizar sua presença atual na web

Assim que a crise passar, a competição recomeçará; seus concorrentes não lhe darão espaços nos motores de busca! E ai nesse momento vice gostaria de ter começado hoje a fazer o seu marketing na Internet de forma consistente,

Em contraste, como você pode imaginar, este não é o momento para incentivar as visitas à loja. Nesse período de pandemia, as campanhas de conversão de produtos de importância “secundária”, bem como das indústrias afetadas, também correm o risco de perder seu desempenho.

Portanto, recomendamos que você suspenda, reduza ou garanta a relevância de suas campanhas atuais de:

As alavancas de marketing na internet, como referências pagas (Google Ads, Facebook Ads), permitem grande flexibilidade de mudanças. Com alguns cliques, você pode retomar as campanhas pausadas assim que o contexto geral voltar à normalidade.

Como adaptar sua estratégia se sua indústria for estimulada

Em alguns setores, a venda online de certos produtos explodirá. Como o poder de compra corre o risco de cair para muitos consumidores, em vez de aumentar os preços, planeje entregas gratuitas e campanhas de conscientização.

Cuidado com a automação!

Esse conselho pode parecer óbvio, mas mesmo gigantes como o Facebook não são poupados por esses tipos de erros (vistos até agora).

Esse tipo de recomendação automática emitida quando as reuniões são proibidas com o propósito de salvar vidas é um exemplo claro de que em uma situação de crise a automação deve ser vista com cautela.

Para evitar esse tipo de falha, aconselhamos:

  • Verificar novamente todos os seus calendários editoriais, postagem por postagem, frase por frase
  • Analisar todos os seus anúncios programados no Google Ads ou no Facebook Ads
  • Adiar determinados anúncios ou conteúdo, se necessário
  1. Aproveite a oportunidade para realizar ações estruturantes

Aproveite a oportunidade para realizar ações estruturantes

Algumas atividades ficarão lentas, algumas estratégias serão suspensas, isso é um fato.

Mas, em vez de entrar em pânico, veja este momento como uma oportunidade para fazer uma grande “limpeza” em seus canais digitais e na forma como você e sua empresa fazem marketing na Internet, se é que fazem….. Você pode finalmente começar a cuidar de tarefas secundárias que você deve continuamente que deixar de lado, tais como auditoria e otimização de seus canais digitais já existentes, ou atualizar seus bancos de dados.

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Durante os períodos de atividade reduzida, por exemplo, você pode usar o tempo para:

  • Continuar a trabalhar em sua referência natural
  • Otimizar sua página do Google Meu Negócio
  • Fazer uma auditoria de SEO
  • Verificar e otimizar seu conteúdo da web
  • Atualizar sua mídia social com as melhores práticas de cada plataforma
  • Otimizar sua página de negócios no Facebook
  • Otimizar sua conta do Linkedin
  • Otimizar seu perfil do Instagram
  • Verificar e otimizar sua estratégia de SEO paga no Google Ads:
  • Realizar uma auditoria em sua conta do Google Ads

Em outras palavras, este período de baixa representa para sua empresa a oportunidade de limpar e solidificar os alicerces do seu web marketing. Se sua empresa conseguir suportar o golpe nas próximas semanas, você poderá voltar mais forte assim que puder retomar as atividades normais.

  1. Inove!

Seus clientes sempre vieram a sua loja, mas isso não é mais possível?

Centros esportivos, professores de música, treinadores, consultores … é hora de adaptar sua oferta de serviços ao formato digital.

Essas inovações permitirão que você mantenha a atividade empresarial enquanto avança na era digital. É muito provável que você mantenha algumas dessas novas ofertas após o episódio da pandemia!

  1. Pense a longo prazo!

Não tente tirar vantagem da crise

Pode ser tentador usar um novo contexto para promover agressivamente, desenvolver um novo produto efêmero ou aproveitar uma oportunidade de marketing momentum.  Tudo considerado, hoje essas práticas podem causar mais danos à sua marca do que benefícios.

Um exemplo seria aumentar os preços de um produto de necessidade, ou comprar estoques de desinfetante ou máscaras para revenda, como pôde ser observado no começo da pandemia. Evite também códigos promocionais como * PANDEMIA *.

Tenha um impacto positivo

Tal como muitas empresas químicas que decidiram cessar a produção para produzir gel desinfetante gratuitamente, este período é uma oportunidade para a sua empresa trabalhar, na medida do possível e no seu âmbito de atuação, para o bem coletivo.

Essas ações podem gerar custos adicionais no curto prazo, mas seu impacto positivo na percepção de sua marca perdurará ao longo do tempo. As pessoas não esquecerão o que estavam fazendo durante esse tempo. Eles também não esquecerão as marcas que os ajudaram a superar esse momento.

 

Conclusão: adapte-se para voltar mais forte!

Estes momentos não são fáceis de gerir para as pequenas e médias empresas, incluindo nós! O nosso conselho continuará a ser o seguinte: adapte-se dia após dia à evolução da situação e não perca de vista as consequências a longo prazo das suas decisões estratégicas! Esta crise teve um começo e terá um fim.

 

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