Gerenciamento de Leads: Como aproveitar melhor os leads na sua empresa

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Em uma empresa de sucesso, sempre há uma boa cooperação entre marketing e vendas.  Este é um processo que deve sempre converter os clientes potenciais em clientes fixos. Mas como fazer isso? Qual a importância de leads para meu negócio, e como gerenciar?

Gerenciamento de leads

O que é gerenciamento de leads?

O termo leads vem do inglês, e significa possíveis clientes. Com um bom gerenciamento de leads , as empresas tentam levar seus compradores ou clientes aos produtos e serviços. Nessa fase, os possíveis compradores devem ser transformados em compradores, conhecidos através da conversão. Para esse fim, o gerenciamento de leads usa diferentes fases e elementos com os quais a conversão é otimizada e o número de compradores é aumentado.

Etapas do processo de gerenciamento de leads

O processo geral de gerenciamento de leads pode ser dividido em diferentes fases.

A geração de leads acontece no início do processo . Os leads devem ser capturados por meio de vários pontos de contato , como opções de contato. Isso significa que as partes interessadas expressam seu interesse e, portanto, se convertem em leads.

Depois que o lead é gerado, ele começa a passar pela fase de conversão de leads . Isso significa que o contato com o lead é cultivado, incentivado e desenvolvido. Os leads devem sempre receber conteúdo qualificado no momento certo, com o objetivo de convertê-los em clientes.

Antes que o lead seja entregue ao departamento de vendas, a pontuação do lead deve ser avaliada. Nessa fase, o lead é avaliado e priorizado com base em condições definidas individualmente. Dessa maneira, os leads podem ser qualificados e “filtrados” e repassados ​​para as vendas.

O roteamento de leads agora descreve a transferência real de leads existentes do marketing para as vendas. O momento certo e a transmissão de todas as informações importantes são cruciais aqui para que a transição possa ocorrer sem problemas.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

No final, todas essas etapas, bem como o processo de gerenciamento de leads como um todo, são analisados, controlados e analisados pelo chamado controle de leads .

Mas por que minha empresa precisa de leads?

O gerenciamento de leads se concentra naturalmente na conquista de novos clientes. No entanto, o bom gerenciamento de leads traz muito mais para as empresas. Dessa forma, novos contatos são gerados, que, na melhor das hipóteses, se qualificam diretamente para uma compra ou conclusão.

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Além disso, esse sistema também pode ser usado para determinar como é o comportamento on-line dos possíveis clientes, para que seu próprio conteúdo possa ser adaptado para futuros compradores. Em outras palavras, o gerenciamento de leads não apenas ajuda a aumentar o número de clientes, mas também ajuda a fornecer conteúdo com valor agregado.

 

Implementando o gerenciamento de leads: as fases individuais

Implementando o gerenciamento de leads as fases individuais

Para conseguir implementar corretamente um gerenciamento de leads para conseguir novos clientes para sua empresa, você deve seguir os diferentes estágios deste processo:

  1. Defina seus próprios objetivos

Na primeira etapa, é claro que os objetivos da sua campanha devem ser definidos. Nesse ponto, ele deve ser claramente formulado, definido sua finalidade e para o que você espera. Isso geralmente significa gerar uma taxa de conversão mais alta ou obter mais transações.

  1. Definição do grupo-alvo

A definição do grupo-alvo é pelo menos tão importante quanto a definição dos próprios objetivos . Esse ponto é essencial para obter mais sucesso, porque somente com uma definição correta o gerenciamento de leads pode ser implementado com sucesso. Se o grupo-alvo estiver, por exemplo, na terceira idade, é melhor não implementar uma campanha para a compra de roupas esportivas ou similar. Se for um grupo-alvo jovem, esse caminho é muito mais promissor.

  1. Planejamento e implementação concretos da campanha

Depois que o grupo-alvo e as metas reais tiverem sido definidos, é hora de planejar a campanha. Nessa fase é criada um tipo de orientação, na qual os pontos individuais do processo são listados. A campanha é então posta em prática.

  1. Avalie e use os dados coletados

Os dados coletados da campanha devem ser analisados. O objetivo deve ser receber o máximo de dados possível do usuário, a fim de otimizar o conteúdo de acordo com suas necessidades. Quanto melhores os dados forem analisados ​​no marketing, mais fácil será para as vendas implementá-los posteriormente.

  1. Vendas baseadas no contato com o cliente

Depois de analisados ​​completamente, os dados são transferidos do marketing para as vendas. O contato com o cliente agora pode ser estabelecido aqui, o que, na melhor das hipóteses, resultaria em vendas. É importante citar que quanto mais individualmente o contato com o cliente for estabelecido, maiores serão as chances de uma conclusão bem-sucedida.

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Otimize o gerenciamento de leads

os quatro elementos do gerenciamento de leads bem-sucedido

O gerenciamento ideal de leads não é simplesmente construído da noite para o dia. Em vez disso, é um processo demorado que requer aprimoramentos constantes. Nesse contexto, os quatro elementos do gerenciamento de leads bem-sucedido são importantes.

Uma delas é a comunicação entre os departamentos. Para que a empresa consiga os melhores resultados, o marketing e as vendas devem coordenar-se bem entre si e adaptar os procedimentos um ao outro.

O segundo elemento é o conteúdo. Somente com conteúdo realmente interessante e acima de tudo relevante você será capaz de convencer os visitantes do seu produto, serviço ou página inicial e, assim, conseguir gerar uma geração de leads profissional.

Várias ferramentas estão disponíveis para simplificar a implementação – o terceiro elemento. Com vários softwares, por exemplo, os processos podem ser planejados com mais precisão ou a comunicação entre os canais pode ser simplificada.

O quarto elemento é a metodologia. Portanto, você deve prestar muita atenção à forma em que gera seus leads e garantir que essa metodologia corresponda ao seu grupo-alvo.

Quem deve usar o gerenciamento de leads?

O Gerenciamento de Leads é um processo que interessa a praticamente todos os setores. Dessa forma, as empresas do setor de serviços esperam mais negócios por seus serviços, os vendedores esperam uma venda maior de seus produtos.

Além disso, o gerenciamento de leads também pode ser implementado em um site simples. Nesse caso, o objetivo seria, por exemplo, converter visitantes em visitantes recorrentes o máximo possível e, assim, aumentar a receita, por exemplo, através de publicidade.

Gerenciamento de leads em marketing

Gerenciamento de leads em marketing

O gerenciamento de leads raramente é ancorado de maneira estruturada nos departamentos clássicos de marketing. Isso se deve principalmente aos objetivos dos departamentos de marketing clássicos.

Isso significa que o foco no gerenciamento clássico da marca e na comunicação associada se concentra menos nos leads do que no alcance da mídia clássica. No entanto, o bom desempenho nessa área pode ser um pré-requisito muito bom para implementação rápida e, portanto, alta eficácia do gerenciamento de leads.

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No gerenciamento de leads, no entanto, o foco não está no alcance em si, mas na ativação dos grupos-alvo para uma reação. Se você agora passar da pergunta “Como alcançamos o maior alcance possível para a nossa mensagem de comunicação?” para “Como podemos usar nosso alcance para ativar o grupo-alvo?”, o marketing deu um grande passo na direção correta.

Gerenciamento de leads em vendas

O gerenciamento de leads é uma tarefa importante para a equipe de vendas. Os funcionários de vendas recebem informações sobre possíveis grupos-alvo e possíveis clientes. A principal tarefa é converter possíveis clientes potenciais em clientes reais e, portanto, o gerenciamento de clientes é uma das disciplinas mais importantes em vendas.

O gerenciamento de leads oferece às vendas uma boa abordagem para usar os serviços de marketing para si. Portanto, todo funcionário de vendas estruturado deve lidar com o gerenciamento de leads .

Conclusão: Caminho inteligente para maior sucesso

Com as campanhas de gerenciamento de leads , as empresas e os provedores de serviços também podem chamar a atenção para si no grande “pool” da Internet. Essas campanhas devem sempre seguir um determinado padrão e visar principalmente os interesses dos visitantes ou compradores em potencial.

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O objetivo geral do gerenciamento de leads é transformar os clientes em potências em reais compradores. Isto é conseguido principalmente através de um conteúdo interessante, que por sua vez é baseado em boas análises de dados.

Por esse motivo, é importante que todos os departamentos envolvidos na campanha trabalhem em conjunto e implementem os processos de maneira eficaz. Importante: os resultados excelentes não são necessariamente esperados para a primeira campanha. No entanto, se as etapas da campanha forem implementadas adequadamente repetidamente, também haverá maiores sucessos ao longo do tempo.

 

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