O marketing está morto! De novo? Mas sempre que se diz que os tópicos estão mortos, eles vivem mais. Mas qual a importância do marketing para uma empresa?
O marketing está sempre vinculado a uma função e uma meta. Portanto, o marketing é sempre importante para uma empresa e seus funcionários, se o objetivo a ser perseguido com marketing é um objetivo significativo e também pode ser alcançado com medidas de marketing .
O que é marketing?
O marketing pode ser brevemente entendido como gerenciamento corporativo orientado para o mercado.
Marketing é um termo complexo, cujo significado também mudou significativamente nos últimos 50 anos. Na década de 1950, o marketing era visto como uma pura função de vendas e distribuição, ou seja, tudo que tem a ver com vendas também é marketing. No entanto, o entendimento atual vai muito além!
A Associação Americana de Marketing define o termo marketing (baseado na American Marketing Association 2007) da seguinte forma:
“O marketing abrange todas as atividades, instituições e processos para desenvolver, comunicar, transportar e oferecer serviços que tenham valor para clientes, parceiros e público em geral”.
GUIA DEFINITIVO
DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.
Aspectos essenciais da importância do marketing :
- O marketing é necessário para apresentar uma empresa ao mundo externo e aumentar o nível de conscientização.
- O marketing de uma empresa é realizado usando quatro instrumentos de marketing (serviços, comunicação, preço, vendas).
Para descrever a importância do marketing para as empresas em geral, pode-se abordar as seguintes mensagens principais:
Marketing é –
- a orientação consciente do cliente de todos os serviços e atividades,
- o engajamento concreto com clientes e outros multiplicadores,
- vendas conscientes e orientação ao cliente de todas as áreas da empresa,
- registro, observação e análise dos padrões comportamentais de todos os grupos de pessoas relevantes para a empresa,
- pesquisa de mercado programada como pré-requisito para um comportamento amigável ao cliente,
- o estabelecimento de metas corporativas orientadas para o mercado e planos de comportamento de longo prazo,
- o projeto planejado do mercado através do uso direcionado de todos os instrumentos de marketing,
- a classificação da decisão de marketing em um sistema social maior (aspecto social).
A importância do marketing para uma empresa resulta dos objetivos que podem ser derivados com a ajuda de medidas de marketing. Isso significa que sempre que as metas orientadas para o mercado desempenham um papel na empresa, o marketing pode desenvolver seu significado.
Marketing é sempre mais do que publicidade ou apenas vendas. Um entendimento moderno de marketing é simplesmente parte de uma empresa orientada para o futuro. Sem o marketing e as vendas associadas e, é claro, a comunicação direcionada, será difícil sobreviver no ambiente de mercado em rápida mudança.
Para muitas empresas, sejam start-ups , pequenas empresas ou empresas de médio porte no ambiente B2B , o marketing não é uma tarefa essencial, mas tornou-se indispensável, pois um entendimento moderno e ágil da importância do marketing que garante mais alcance, mais interações e, consequentemente, mais clientes, pedidos e vendas .
A importância do marketing para as pequenas e novas empresas
As start-ups, ou seja, start-ups, geralmente estabelecem um modelo de negócios com a ajuda de atividades de investimento.
Se o modelo de negócios estipular que a receita deve vir de clientes e não de subsídios ou outras fontes de dinheiro, as atividades de marketing devem ser usadas para induzir clientes em potencial a interagir e, finalmente, a realizar transações.
Isso dificilmente é possível sem medidas de marketing. Portanto, mesmo na fase de desenvolvimento de uma empresa, o posicionamento na mente de clientes em potencial e, portanto, a implementação das medidas de marketing mais importantes é vital para a sobrevivência.
Uma grande parte de todas as falências se deve à má orientação do cliente e, portanto, ao marketing não eficiente. O marketing gera crescimento em vendas e tem um impacto positivo no ROI.
A importância do marketing B2B
A importância da comercialização de bens de consumo parece incontestável. Grandes marcas como Nike, Adidas, Coca Cola ou BMW têm orçamentos de marketing acima da média e os citam como fonte de crescimento.
Em alguns casos podemos imaginar que a importância do marketing é menor do que realmente é, dando mais atenção a parte das as vendas. Se você se separa da terminologia puramente e das delimitações internas da empresa, geralmente relacionadas à energia, fica rapidamente claro que a importância do marketing e, portanto, de grande importância, como inicialmente assumido.
O marketing geralmente é equiparado à publicidade no ambiente B2B. No entanto, isso não está correto, pois a publicidade é apenas uma ferramenta no contexto da comunicação corporativa e isso faz parte do mix de marketing.
Não é à toa que o mix de marketing é estabelecido como uma ferramenta elementar. Estudos na área de B2B também mostram a crescente importância das ferramentas de marketing.
Nosso estudo atual sobre desenvolvimento de negócios mostra, por exemplo, que muitos instrumentos de marketing nas empresas estão localizados em outras áreas funcionais. Mesmo em empresas industriais clássicas, essas funções estão localizadas nas áreas de desenvolvimento de negócios , marketing, comunicação corporativa, gerenciamento de produtos e vendas.
A importância do marketing no mundo online
O marketing também é importante no marketing online. Somente se as empresas focarem consistentemente nas necessidades dos clientes e no mercado elas terão sucesso a longo prazo nos canais digitais.
Não basta adicionar um site ao seu modelo de negócios, adicionar alguns links e tentar gerar tráfego com medidas de curto prazo. Marketing pode ser feito no ambiente offine, mas o ambiente online não funciona sem marketing. As questões básicas permaneceram as mesmas, o que mudou foram os instrumentos e os métodos individuais. É por isso que o marketing, ainda mais na época de gerenciamento de marcas digitais, torna-se fundamental para qualquer empresa. Agora que já sabe da importância do marketing para sua empresa, que tal colocar um plano de marketing em ação?
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