Como o Marketing de desempenho pode ajudar sua empresa

√ćndice

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O marketing de desempenho representa um objetivo e uma compreensão baseada em efeitos das atividades de marketing. O marketing de desempenho resolve um dilema clássico em marketing, porque aqui o marketing é eficaz e contribui significativamente para os objetivos da empresa e dos negócios.

No marketing de desempenho, as atividades de marketing são estruturadas e alinhadas sistematicamente aos objetivos de alcance, interação e transação. Medidas que não podem ser medidas também não são controláveis. O profissional de marketing de desempenho deve abster-se disso.

Como o Marketing de desempenho pode ajudar sua empresa

 

 

Neste artigo, apresentarei os elementos mais importantes do marketing de desempenho moderno.

Marketing de desempenho Рtermo e definição

Por raz√Ķes leg√≠timas, o¬† marketing de desempenho tem como foco elevar o desempenho das a√ß√Ķes relevantes a empresa. Mais adequadamente traduzido neste contexto com “desempenho mensur√°vel”. Ao alinhar especificamente todas as medidas de marketing √†s categorias de alcance, intera√ß√£o e transa√ß√£o, as ferramentas de marketing podem ser aplicadas √†s √°reas funcionais de posicionamento, marketing e vendas. Metas concretas e KPIs facilitam a avalia√ß√£o de atividades.

Portanto, √© uma abordagem fortemente baseada em desempenho. Devido √† boa mensurabilidade, o marketing de desempenho √© frequentemente equiparado a medidas de marketing on-line. No entanto, isso n√£o est√° correto. O marketing de desempenho se torna interessante no mix de marketing para muitos anunciantes, al√©m disso, pela possibilidade econ√īmica de otimizar as medidas em tempo real.

O marketing de desempenho visa alinhar as atividades de marketing de forma transparente e eficaz com os objetivos de alcance, interação e transação.

Mentalidade de marketing de desempenho

Para implementar com sucesso o marketing de desempenho em uma empresa, √© necess√°ria uma mentalidade espec√≠fica. Isso pode ser entendido como a atitude (interior) e o modo de pensar. O marketing de desempenho bem-sucedido s√≥ pode ser realizado se uma mentalidade de marketing de desempenho com os v√°rios elementos √© “vivida” na empresa.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRAT√ČGIAS que sua empresa precisar√° seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados s√≥lidos e previs√≠veis para o seu neg√≥cio.

Mentalidade de marketing de desempenho

  • Centricidade do cliente: Colocamos o cliente e suas necessidades no foco de todos os esfor√ßos!
  • Pense com efeito: N√≥s nos concentramos no efeito e queremos trabalhar de forma eficaz e eficiente!
  • Formule metas e medidas mensur√°veis: para cada medida de marketing , sempre formulamos metas de desempenho que devem ser alcan√ßadas. KPIs e OKRs s√£o uma quest√£o essencial para n√≥s!
  • Aprenda com os sucessos e falhas: estamos constantemente desenvolvendo usando sucessos e falhas como uma oportunidade para otimiza√ß√£o futura!
  • Aloca√ß√£o de or√ßamento: sem pensar em silos! Usamos pessoas e or√ßamentos onde s√£o necess√°rios!
  • Decis√Ķes bem fundamentadas: Baseamos-nos em fatos / valores emp√≠ricos e n√£o agimos “por intestino”!
  • Colabora√ß√£o √°gil em rede: O marketing de desempenho bem – sucedido requer colabora√ß√£o em rede e √°gil al√©m das fronteiras departamentais!
  • Abordagens integradas: o marketing de desempenho integra medidas online e offline ao longo do alcance, intera√ß√£o e transa√ß√£o da cadeia!

Instrumentos e estratégias de marketing de desempenho

Instrumentos e estratégias de marketing de desempenho

Existem v√°rias medidas configur√°veis ‚Äč‚Äčindividualmente no¬† marketing de desempenho . O objetivo √© alinhar todas as medidas de marketing especificamente √† jornada do cliente de uma pessoa espec√≠fica e, assim, combinar os n√≠veis de impacto de alcance, intera√ß√£o e transa√ß√£o e acompanhar o cliente em seu processo de tomada de decis√£o de maneira estruturada.

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As ferramentas mais comuns  no campo do marketing de desempenho  incluem:

  • Marketing nos mecanismos de pesquisa (SEM)
  • Marketing afiliado
  • Marketing de email
  • Publicidade em banner (publicidade gr√°fica)
  • Marketing de m√≠dia social
  • KPIs de Marketing de Desempenho

O ponto de partida para o marketing de desempenho adequado  é sempre as metas de marketing e comunicação que devem ser apoiadas ou perseguidas com medidas de marketing.

Basicamente, os objetivos de alcance, intera√ß√£o e transa√ß√£o podem ser identificados. Mas apenas correr atr√°s da pergunta “O que isso faz?” N√£o est√° totalmente correto. Vamos reorganizar os pontos das m√©tricas de desempenho:

“O que queremos alcan√ßar, qual √© o objetivo final de todas as medidas de marketing e comunica√ß√£o?”

Esses geralmente¬† s√£o destinos de transa√ß√£o . Para atingir essas metas de transa√ß√£o, precisamos de dois est√°gios intermedi√°rios: intera√ß√£o com o conte√ļdo da empresa e a oferta, al√©m de uma meta puramente quantitativa, o alcance no grupo-alvo relevante.

Da perspectiva do marketing, as tr√™s dimens√Ķes a seguir podem ser distinguidas no sistema de √≠ndices:

Marketing de desempenho com KPIs de alcance

As medidas de marketing visam apoiar o alcance da empresa. Essa categoria de desempenho procura aumentar o nível de conhecimento da empresa ou produto no grupo-alvo relevante. O que um cliente (persona) não sabe, ele não pode comprar. Atingir KPIs em marketing são, portanto, indicadores puramente quantitativos que preparam uma oportunidade potencial para interação. Vários estudos mostram que o alto reconhecimento da marca sempre corresponde a maiores quotas de mercado. Um exemplo simples pode ser visto em toda empresa que opera um site, e analisa seu tráfego.

Quanto maior esse n√ļmero, maior a probabilidade de cliques nesses resultados.

Alguns exemplos de KPIs de alcance relacionados ao SEO:

  • N√ļmero de classifica√ß√Ķes no TOP10 do mecanismo de pesquisa do Google
  • Visibilidade no Google, Bing e Yahoo
  • Volume de pesquisa das classifica√ß√Ķes no TOP10
  • Visibilidade no √ćndice do Google para celular

Esses índices dão uma primeira impressão da eficácia das medidas de marketing e da otimização. Quanto mais contatos forem gerados pelos mecanismos de pesquisa no grupo-alvo relevante, maior a probabilidade de que o objetivo final da transação também seja alcançado. Basicamente, a visibilidade do mecanismo de pesquisa é um pré-requisito para a interação.

Marketing de desempenho com KPIs de interação

Marketing de desempenho com KPIs de interação

Uma intera√ß√£o denota um contato mais qualificado e, portanto, de maior qualidade do grupo-alvo relevante. As intera√ß√Ķes s√£o o resultado de muitas medidas de marketing quando o contato lida mais intensamente com os meios de comunica√ß√£o (landing page, v√≠deo, gr√°ficos, texto …).

Dependendo do instrumento de comunicação, estes podem ser índices diferentes:

  • N√ļmero de visualiza√ß√Ķes de v√≠deo na p√°gina de destino
  • N√ļmero de reprodu√ß√Ķes de mais de 20 segundos de um v√≠deo
  • Visitas a um site que permanece por mais de dois minutos
  • N√ļmero de chamadas geradas a partir da p√°gina de destino
  • Download de e-books, white papers, etc.

Os indicadores de intera√ß√£o¬† geralmente s√£o o¬† foco do gerenciamento de leads . Assim que um visitante deixa seu endere√ßo de e-mail ou seus detalhes de contato, a intera√ß√£o leva a um resultado que pode ser usado offline. As intera√ß√Ķes s√£o o resultado de um envolvimento consciente com o material publicit√°rio e os elementos de conte√ļdo.

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Mas essa categoria de índice também é muito importante no marketing fixo. Por exemplo, um test drive em uma concessionária de carros é o ponto de interação mais importante durante a jornada do cliente e, portanto, deve ser exibido como um KPI.

Marketing de desempenho com KPIs de transação

Como o Marketing de desempenho pode ajudar minha empresa

 

Os √≠ndices relacionados √†s transa√ß√Ķes ajudam a identificar e medir o impacto final das medidas de marketing. O Santo Graal, por assim dizer. Isso inclui vendas que foram acionadas por medidas de marketing ou reservas, pedidos e consultas geradas. Alguns exemplos:

  • N√ļmero de reservas, pedidos conclu√≠dos, pedidos come√ßados
  • Receita que foi gerada
  • N√ļmero de solicita√ß√Ķes em rela√ß√£o ao or√ßamento da campanha de marketing

Ao selecionar os √≠ndices para um √ļnico instrumento, como √© usual no marketing de desempenho, deve-se tomar cuidado para garantir a exist√™ncia de √≠ndices absolutos e relativos.

Por exemplo, o n√ļmero de consultas sobre uma campanha publicit√°ria que levou a um pedido √© um √≠ndice absoluto. Isso, em rela√ß√£o ao n√ļmero total de consultas, reflete uma taxa de utiliza√ß√£o. O custo vari√°vel de refer√™ncia √© muito interessante.

 

Aqui, por exemplo, uma comparação de atividades de feiras comerciais e atividades de mídia social pode ser feita com muita clareza. A seleção dos índices individuais deve ser feita dependendo dos diferentes objetivos de marketing. Os índices devem ser especificados e medidos para cada aplicação.

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Para cada campanha de marketing, pelo menos um √≠ndice de cada √°rea deve ser definido. Ou seja, pelo menos tr√™s √≠ndices por instrumento na faixa da cadeia de impacto, intera√ß√£o e transa√ß√£o. Este procedimento torna o efeito das medidas de marketing muito transparentes. As ag√™ncias de desempenho geralmente s√£o “responsabilizadas” se os n√ļmeros de vendas enfraquecerem.

 

A conclusão final pode falhar devido à falta de reputação da empresa ou coisas como preços, prazos de entrega ou outros fatores que não têm nada a ver com marketing.

Ao mesmo tempo, essa mentalidade de marketing deixa claro se as medidas são eficazes.  Portanto, o marketing de desempenho torna a eficácia das campanhas de marketing mais transparente. Mas também requer uma orientação de marketing no provedor de serviços e no lado do cliente.

¬†Marketing de desempenho: vantagem, oportunidades, potencial …

O desejo de muitas empresas: Olhe por cima do ombro do (potencial) cliente enquanto navega na Internet. E depois conquist√°-lo por suas necessidades e exig√™ncias. O marketing de desempenho √© ideal para isso. Porque um objetivo do marketing de desempenho √© alcan√ßar uma rea√ß√£o ou intera√ß√£o com o grupo-alvo. Dessa forma, as solicita√ß√Ķes dos clientes podem ser medidas, as atividades em m√≠dia digital podem ser otimizadas e implementadas imediatamente.

Al√©m da mensura√ß√£o objetiva, a modularidade e a otimiza√ß√£o tamb√©m falam em marketing de desempenho: as campanhas podem ser divididas em m√≥dulos individuais que podem ser projetados e avaliados individualmente. Alterando par√Ęmetros individuais, os componentes individuais tamb√©m podem ser otimizados a qualquer momento, se necess√°rio. Ao contr√°rio da m√≠dia impressa, por exemplo, o design da publicidade ou o ambiente da publicidade podem ser alterados de forma r√°pida e relativamente f√°cil na Internet.

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Mesmo quando a rede com outras atividades de marketing para o marketing de desempenho pode ser integrada em grandes campanhas. Dessa forma, contatos de clientes (leads) ou processos finais de compra podem ser gerados de maneira direcionada (vendas).

Marketing de desempenho e o fator de custo

Marketing de desempenho e o fator de custo

Os vários instrumentos de marketing de desempenho são caracterizados por mensurabilidade detalhada e objetiva, desde que os objetivos e a implementação sejam adequados. Mesmo na era pré-Internet, era quase impossível medir o sucesso de medidas individuais usando métodos confiáveis.

Nesse aspecto, tamb√©m, a m√≠dia digital trouxe uma revolu√ß√£o. Se medidas individuais n√£o trazem as vendas ou leads desejados, elas s√£o simplesmente alteradas ou interrompidas. At√© o √ļltimo centavo, o marketing de desempenho pode determinar em detalhes qual investimento garantiu qual sucesso.

Al√©m da transpar√™ncia dos custos , a minimiza√ß√£o do desperd√≠cio tamb√©m garante rostos satisfeitos entre os respons√°veis ‚Äč‚Äčpelo or√ßamento. Mensurabilidade, otimiza√ß√£o e an√°lise garantem que os vegetarianos, por exemplo, n√£o sejam incomodados com ofertas de salsichas de carne. Em vez disso, or√ßamentos e outros recursos podem ser usados ‚Äč‚Äčde maneira direcionada e quase sem desperd√≠cio.

Para que o marketing de desempenho se torne uma estratégia também interessante do ponto de vista dos custos, todas as campanhas precisam ser cuidadosamente planejadas Рessencialmente, essas etapas devem ser levadas em consideração:

  • Predefini√ß√£o de metas mensur√°veis
  • Determina√ß√£o de canais e or√ßamentos
  • Definir indicadores-chave de desempenho individuais (KPIs de destino)
  • Otimiza√ß√£o permanente das campanhas
  • Monitoramento e controle – tamb√©m em rela√ß√£o a futuras campanhas de marketing

Para quem o marketing de desempenho é particularmente interessante. E para quem é menos.

O marketing de desempenho com seus diferentes tipos e instrumentos √© particularmente interessante se a produ√ß√£o e o efeito de uma campanha forem determinados usando indicadores mensur√°veis. E quando objetivos como aumentar as vendas ou conquistar novos clientes est√£o em foco. √Č dif√≠cil imaginar essa estrat√©gia de marketing online de √°reas como com√©rcio eletr√īnico e com√©rcio online.

Em termos simples, o marketing de desempenho assume o papel de consultor de vendas inteligente e pessoal no varejo estacion√°rio. Tamb√©m na √°rea online, a maneira como o consumidor √© tratado determina o sucesso e o fracasso da campanha de marketing de desempenho. Muitos estudos mostram que os usu√°rios da Internet se sentem irritados com medidas que s√£o muito penetrantes e sem imagina√ß√£o. Por outro lado, a maioria dos usu√°rios considera a comunica√ß√£o inteligente em diferentes canais √ļtil.

Conclus√£o

Obviamente, o marketing de desempenho n√£o pode ser a √ļnica cura milagrosa para todas as tarefas e objetivos do marketing online. Isso fica claro se, por exemplo, a conscientiza√ß√£o de uma marca deve ser aumentada. Nesse caso, j√° surgem dificuldades na defini√ß√£o dos √≠ndices necess√°rios com os quais o sucesso de tais campanhas √© determinado. Por√©m: especialmente em rela√ß√£o a um mix de marketing inteligente , o marketing de desempenho tamb√©m oferece potencial para objetivos de comunica√ß√£o que tornam essa estrat√©gia interessante para muitos empreendedores e anunciantes.

 

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