Marketing de mídia social : O que é e como pode ajudar sua empresa

Índice

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O marketing de mídia social envolve mais do que configurar uma página de fãs no Facebook e, ocasionalmente, postar fotos no Instagram. Os gerentes de mídia social bem-sucedidos abordam a seleção e a apresentação de canais de mídia social com uma estratégia e confiam na medição constante de seu sucesso para atingir as metas previamente definidas.

Marketing de mídia social O que é e como pode ajudar minha empresa em farroupilha

 

O que é marketing de mídia social? – A definição

Para definir o marketing de mídia social , o conhecimento básico de marketing online deve estar disponível primeiro . Porque o marketing de mídia social faz parte do mix de marketing online. O mix de marketing on-line é baseado em seu próprio site. Os vários instrumentos, os principais objetivos e os objetivos no futuro também são ilustrados. O marketing on-line descreve as atividades e processos direcionados de várias divisões da empresa que são realizadas on-line, a fim de agregar valor aos clientes, usuários on-line e à empresa.

Mas o que é marketing de mídia social agora ?

O marketing de mídia social descreve as estratégias e táticas para usar as diferentes redes sociais, para que os objetivos da empresa possam ser alcançados.

Estratégia de marketing de mídia social

A estratégia no marketing de mídia social é a base para o sucesso de uma empresa. Nossas próprias pesquisas mostraram que ainda há muito potencial a ser explorado neste momento: apenas 39,7% das empresas têm uma estratégia de marketing de mídia social escrita.

A estratégia serve para executar ações de maneira direcionada. A estrutura do POST é um modelo comprovado para o desenvolvimento de uma estratégia de mídia social.

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POST é um acrônimo e significa Pessoas, Objetivos, Estratégia e Tecnologia. Os termos incluem:

  1. Pessoas: análise de grupos-alvo, faixas etárias, demografia e dados da mídia
  2. Objetivos: Definição de metas qualitativas e quantitativas
  3. Estratégia: estratégia básica, diretrizes e políticas, conteúdo, plano editorial, integração e mensuração de funcionários
  4. Tecnologia: ferramentas de análise, canais e integração

Entao,o primeiro passo é analisar o grupo alvo. Quem deve ser tratado com as medidas? Os grupos-alvo estão ativos nas mídias sociais? Como a propaganda deve ser apresentada? O segundo passo consiste em identificar os objetivos apropriados. Marketing de mídia social pode atingir objetivos diferentes, discutidos em mais detalhes na subseção a seguir.

É importante, no entanto, que apenas objetivos previamente definidos ajudem a medir o grau de alcance dos objetivos. Os objetivos devem, portanto, ser claramente definidos e expressos com índices.

A estratégia concreta é elaborada no terceiro ponto. Como você deseja prosseguir? Que conteúdo pode ser oferecido? Como a aparência deve ser projetada? Com que frequência as mídias sociais podem ser usadas? Quem deve ser responsável? Os canais são selecionados na última etapa. O Facebook é frequentemente escolhido porque é o canal online mais popular. No entanto, lembre-se de que o grupo-alvo pode não ser encontrado nesta plataforma de mídia social.

Marketing de mídia social – objetivos

Marketing de mídia social - objetivos

A empresa só pode alinhar suas atividades adequadamente se os objetivos forem bem formulados. Então,as metas são cruciais para o sucesso de uma empresa. Metas de marketing de mídia social podem executar tarefas diferentes. Frequentemente, o foco está em objetivos “mais brandos”, como conscientização, aprimoramento de imagem ou fidelidade do cliente; vendas diretamente mensuráveis ​​de produtos são (ainda) bastante uma exceção.

De acordo com o estudo DIM Social Media Marketing 2018 , os principais objetivos que as empresas buscam no marketing de mídia social são:

  1. Aquisição de novos clientes
  2. Lealdade do consumidor
  3. Maior conscientização da marca e do produto
  4. Suporte de metas de marketing online
  5. Diálogo com os clientes
  6. Marca e imagem do produto aprimoradas

Marketing de mídia social – instrumentos

Ao escolher as ferramentas de marketing de mídia social , é importante responder a algumas perguntas importantes e implementar os aspectos de acordo.

Quais canais …

  • … suportam os objetivos desejados?
  • … são suficientemente utilizados pelos grupos-alvo?
  • … são financeiramente e tecnicamente gerenciáveis?
  • … ajudam a imagem da empresa (desejada)?
  • … estão suficientemente estabelecidos para justificar investimentos maiores?
  • … oferecem segurança jurídica suficiente?
  • … você pode manter permanentemente?

Marketing no Facebook

Marketing no Facebook

O Facebook é provavelmente a rede de mídia social mais conhecida. A página da empresa no Facebook é o foco e pode ser usada para atrair muita atenção. A empresa pode se conectar com os clientes através da página do Facebook, criar pesquisas, responder a perguntas ou contribuições de usuários, publicar fotos, vídeos e contribuições – as empresas podem realizar todas essas atividades através do site.

A vantagem do Facebook

É que marcas grandes e conhecidas, assim como pequenas e bastante desconhecidas, podem aumentar sua atenção. Clientes existentes e potenciais também são muito propensos a usar o Facebook.

A competição também já pode ser representada no Facebook, de modo que não usar essa rede de mídia social é uma desvantagem em comparação com a concorrência. As postagens no Facebook devem abordar o grupo-alvo e ser o mais simples possível. Os artigos de design interessante geralmente contêm formatos de mídia adicionais, como fotos ou vídeos.

Estudo DIM

O estudo DIM Social Media Marketing 2018 mostra que 85,5% dos participantes do estudo usam o Facebook como uma ferramenta de marketing de mídia social .

Continuamos ouvindo em nossos seminários e palestras que o Facebook está morto. Os números atuais mostram algo diferente. Aqui estão os números de janeiro de 2020:

  • 2,9 bilhões de pessoas ativamente (pelo menos uma vez por mês) usam um serviço do Facebook (Facebook, Instagram, Whatsapp)
  • 2,3 bilhões de pessoas usam um desses serviços todos os dias
  • 140 milhões de empresas ativas no Facebook
  • US $ 21,1 bilhões em vendas no quarto trimestre 2019

Obviamente, o uso do Facebook no lado da empresa mudou significativamente nos últimos três anos. Alguns anos atrás, as pessoas estavam intensamente envolvidas na publicação de conteúdo, mas agora o uso dos anúncios do Facebook está crescendo, pois o alcance genérico continua a diminuir.

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DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

Marketing de blog

Além do Facebook, os blogs também são uma ferramenta de marketing de mídia social estabelecida.A principal tarefa do blog é a divulgação regular de informações. Os grandes blogs que postam frequentemente atraem visitantes repetidamente.

Existem vários tipos de blogs:

  • Blogs corporativos
  • Blogs de serviço
  • Blogs de conhecimento
  • Blogs temáticos
  • Blogs de campanha
  • Blogs de produtos e marcas

Microblogging

Como serviço de microblog, o Twitter é um estágio intermediário entre o blog e a rede social. O site do Twitter é o terceiro maior fornecedor de tráfego, depois do Facebook e do Google. Um usuário registrado pode escrever e enviar mensagens curtas. Os usuários podem se inscrever em outros. Registros e interações da empresa também são possíveis. Basicamente, os tweets são limitados a 280 caracteres. O serviço de microblog é mais sobre informações rápidas do que discussões detalhadas.

Uma das vantagens do Twitter é o alto nível de interação, mas também a enorme velocidade. Os eventos atuais são publicados com mais frequência primeiro no Twitter do que em outros canais. Como todas as outras redes sociais, o Twitter vive da interatividade. Isso permite que os usuários participem de conversas, sigam outros usuários e compartilhem conteúdo interessante. A função “ReTweet” é particularmente importante neste momento.

Plataformas de vídeo

O YouTube pertence ao Google e é de longe o maior banco de dados de vídeos do mundo. O uso da plataforma de vídeo é gratuito e é possível fazer upload de material de vídeo ilimitado. Os arquivos enviados podem ser visualizados pelo público. Como regra, os vídeos enviados ainda precisam ser promovidos externamente, por exemplo, via Facebook ou Twitter. Os vídeos também podem ser integrados nas postagens do blog usando o código “Incorporar”.

O estudo DIM Social Media Marketing 2018 mostra que bons 70% das empresas pesquisadas planejam publicar conteúdo de vídeo com mais frequência no futuro. No futuro, os vídeos serão a forma de comunicação número 1 no marketing de mídia social .

Quando os diferentes canais de mídia social estão vinculados, há um grande potencial. Uma faixa mais alta é possível, apesar de menos esforço através do link. Vídeos que agregam valor funcionam melhor. Isso pode ser um valor útil, mas também conteúdo simplesmente engraçado, curioso ou emocionante, que serve de puro entretenimento ou passatempo.

Marketing de mídia social

Relevância dos instrumentos de marketing de mídia social

O estudo DIM Social Media Marketing 2018 usou avaliações de frequência de uso e importância para mostrar quais instrumentos de mídia social são usados hoje e quais têm mais probabilidade de pertencer às categorias “obrigatórios” ou “adicionais”:

Instrumentos obrigatórios:

Facebook, YouTube, Twitter, blogs, LinkedIn.

Instrumentos adicionais:

Instagram, fóruns de usuários e de discussão, comunidades próprias, podcasts, Kununu, compartilhamento de slides, bate-papo ao vivo, WhatsApp, Pinterest, Wikis, Vimeo

Essa classificação mostra quais instrumentos absolutamente devem ser incluídos no portfólio, quais instrumentos podem fazer sentido e quais não necessariamente desempenham um papel, mas – dependendo do grupo-alvo – podem servir de diferenciação da concorrência.

Monitoramento

Facebook e Twitter são inundados com inúmeras novas postagens todos os dias. O monitoramento do marketing de mídia social pode ajudar a rastrear as atividades em andamento de seus próprios seguidores e fãs usando determinadas palavras-chave e, assim, obter uma visão geral.

Os resultados do monitoramento de mídia social mostram como o site da empresa, números de usuários anteriores e interação estão se desenvolvendo. Os resultados do estudo DIM Social Media Marketing 2018 mostram que quase dois terços de todos os entrevistados monitoram ou controlam suas atividades de marketing de mídia social . Mais da metade das empresas procede sistematicamente e, por exemplo, usa índices para analisar suas atividades.

É feita uma distinção entre programas de monitoramento gratuitos e pagos.

Também existem ferramentas de rede internas, como:

  • Insights do Facebook
  • YouTube Analytics
  • Twitter Analytics

As ferramentas externas são:

  • Iconosquare
  • FanpageKarma
  • SocialBench
  • SocialBakers
  • SocialBros
  • Hootsuite

Alertas do Google também é recomendado. O programa envia uma notificação assim que a palavra de pesquisa predefinida é inserida no Google. O nome da sua empresa, o nome dos concorrentes, nomes de produtos, tópicos relevantes, nomes de funcionários demitidos etc. devem ser configurados para o alerta.

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Outras ferramentas de monitoramento, como a menção social, pesquisam as notícias de vários canais de mídia social em tempo real e informam continuamente o observador sobre todas as atividades. A ferramenta examina várias áreas da rede, como blogs e microblogs ou favoritos.

Além do amplo espectro de busca, o Socialmention também oferece a possibilidade de realizar análises mais complexas. Também são examinados os seguintes:

  • Humor
  • Alcance
  • “Viralidade” do termo
  • A frequência com que o termo é mencionado na rede

A ferramenta Socialmention é muito adequada para uma primeira entrada gratuita. Também é crucial que apenas uma seção da realidade e não uma imagem completa sejam mostradas. Os perfis de usuário privado permanecem fechados e, portanto, não são levados em consideração.

A importância dos índices

A importância dos índices

Os índices ajudam a criar avaliações utilizáveis ​​e a medir o sucesso do marketing de mídia social .

Os índices gerais que fornecem resultados no intervalo devem sempre ser coletados. A gama de medidas de comunicação informa quantas pessoas do grupo-alvo foram atingidas. Estes incluem, por exemplo:

  • Número de fãs no Facebook
  • Número de seguidores no Twitter
  • Número de visitantes do blog
  • Número de visualizações do YouTube
  • Tráfego do site
  • Classificação do Google

Além do indicador de intervalo, há também o indicador de interação, que indica qual atividade ocorreu com o grupo-alvo. No caso de uma interação, o contato já lidou mais intensamente com os meios de comunicação. Exemplos de métricas de interação são:

  • Ações
  • Curtidas
  • Comentários
  • Retweets
  • Número de novos fãs / seguidores

Finalmente, o impacto final das medidas de comunicação pode ser identificado e medido usando indicadores relacionados à transação. Isso permite tirar conclusões sobre se a estratégia de marketing de mídia social escolhida é eficaz.

Esses índices incluem:

  • Taxa de conversão
  • Custo por pedido (CPO)
  • Vendas
  • Transferências
  • Backlinks

O problema é que nem todos os objetivos podem ser expressos em índices. Com algumas considerações, no entanto, as empresas geralmente podem cobrir grande parte dos objetivos desejados.

Conclusão

As mídias sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas hoje e são indispensáveis ​​por enquanto. Há mudanças constantes associadas às mídias sociais. As tendências também estão se desenvolvendo, para que algumas plataformas de mídia social sejam mais procuradas que outras. Embora o marketing de mídia social exija planejamento estratégico e um alto nível de especialização, oferece inúmeras oportunidades para as empresas.

 

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