Hacking de Crescimento: Como implementar na sua empresa

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Crescer rapidamente sem gastar muito dinheiro – as empresas há muito tempo usam as técnicas mais modernas e inovadoras para atingir esse objetivo. O hacking de crescimento , que foi escolhido como palavra de ordem, descreve uma forma especial de marketing de crescimento ou parte do marketing de desempenho : alcançar o maior sucesso possível em um curto espaço de tempo e com custos mínimos!

 

Como minha empresa pode se beneficiar do hacking de crescimento Growth Hacker

 

A principal tarefa do hacker em crescimento é abordar a massa o mais amplamente possível, a baixo custo e chamar a atenção para o respectivo produto. Ele não usa os canais habituais para obter sucesso com seu produto. Antes de tudo, o hacking de crescimento não tem nada a ver com o marketing clássico no sentido tradicional. Em vez disso, é uma maneira moderna e ágil de otimizar as atividades de marketing e comunicação.

  1. O que é hacking de crescimento?

O hacking de crescimento é a resposta disruptiva às atividades clássicas de marketing nos departamentos médios de marketing. Os hackers de crescimento como parte do marketing de crescimento criam novas soluções.

O termo hacking de crescimento significa crescimento “crescimento”. O termo “hack” vem do ambiente de TI e descreve um truque. Nesse contexto, trata-se de tentar crescer mais rapidamente através de práticas específicas . A essência de um hack é que ele é realizado rapidamente, é eficaz e pode não necessariamente seguir as regras elegantes normais. Atinge o objetivo desejado sem levar em consideração o contexto geral em que está inserido, mesmo que o contradiga.

O hacker de crescimento é, portanto, referido como uma pessoa que lida habilmente com o tópico de marketing de crescimento. Ele usa sua criatividade em conjunto com a mais recente tecnologia para atrair as massas. De certo modo, ele usa a afinidade dos chamados usuários da Internet para espalhar seu produto o mais rápido possível – quase completamente gratuito. Os hackers de crescimento podem ser caracterizados por individualismo pessoal, ambição e vontade de fazer o mínimo possível.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

O hacking de crescimento descreve, assim, uma técnica usada no marketing moderno de crescimento. Foi desenvolvido por fundadores de startups e serve para aumentar as vendas com criatividade, pensamento analítico e uso de técnicas de mídia social. O hacking de crescimento é usado pelas startups porque essas empresas são voltadas principalmente para o crescimento.

É possível começar com recursos limitados e crescer rapidamente, sobretudo através do uso de técnicas inovadoras de marketing, como marketing viral ou o uso de canais de mídia social: Facebook, Twitter, Dropbox e LinkedIn usam com sucesso essa técnica. Os hackers de crescimento podem ser vistos como parte do marketing online. O hacker de crescimento geralmente usa as técnicas de otimização para mecanismos de busca , marketing de conteúdo e análise de sites para atingir a meta desejada. Esse objetivo é principalmente manter os custos o mais baixo possível, mas alcançar o maior lucro possível.

O termo hacking de crescimento tem sido difundido nos países de língua alemã desde 2011 e se tornou uma tendência.

  1. Quais os procedimento e tarefas de um hacker de crescimento?

Um hacker de crescimento usa marketing de crescimento tático e direcionado. Ele faz isso principalmente por necessidade: “Forçado”, por assim dizer, porque esse método, usado principalmente pelas startups, serve principalmente a um objetivo – economia de custos. Além dos poucos recursos disponíveis, as empresas iniciantes também não têm experiência em marketing convencional.

A experiência empreendedora necessária também não pode ser demonstrada. Por esse motivo, as startups usam outros métodos – com os chamados hacks de crescimento, o hacker de crescimento, como responsável pelo marketing, compensa habilmente esses déficits. Hacking de crescimento abre uma nova perspectiva sobre marketing de desempenho: Graças a métodos inovadores, escalabilidade e lealdade do usuário são combinadas para formar um conceito lucrativo.

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O Growth Hacker é uma pessoa experiente em matemática, paciente e talentosa em relação ao trabalho no PC ou na Internet. Ele conhece bem as principais tecnologias conhecidas (HTML / CSS, Pyton, JavaScript, PHP) e pode usá-las perfeitamente para criar plug-ins, compartilhar botões e ferramentas de rastreamento. Ele também possui habilidades como UI e UX, e usa todas essas habilidades para implementar o hacking de crecimento nas suas aplicaçoes. O tópico da análise de dados desempenha um papel importante nos hackers de crescimento: quando quem fez o quê, a que horas e onde?

Um profissional de marketing de bom desempenho trabalha apaixonadamente em sua causa sem seguir o caminho convencional. Empresas de sucesso, como o Twitter, usaram o método de hackers de crescimento e, portanto, não tinham mais nenhuma estratégia de marketing, porque a estratégia de marketing está no próprio produto. Em princípio, o produto se comercializa e, portanto, se torna um conceito independente, sem um grande objetivo.

  1. Importância do hacking de crescimento / marketing de crescimento

Importância do hacking de crescimento marketing de crescimento

Se você seguir as mídias sociais mais de perto, poderá ter a idéia de que o marketing de crescimento está na ordem do dia em todas as empresas. Se você fala especificamente com empresas, o crescimento não parece ser o foco. Um estudo da GrowthmarketingStage mostra que a invasão do crescimento também está se tornando mais importante em pequenas e médias empresas e com um maior grau de digitalização.

No entanto, apenas uma minoria (aproximadamente 30%) realmente lida com o tópico. Aqueles que, no entanto, descobriram que isso tem um impacto positivo nos negócios (87%).

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Os principais desafios na implementação do marketing de crescimento são:

  1. Estruturar novos processos
  2. Defina os KPIs e OKRs certos
  3. Encontre as pessoas certas
  4. Encontre o foco certo para as atividades

Depois de implementar o marketing de crescimento, você pode contar com:

  1. Melhores conversões ao longo da jornada do cliente
  2. Crescimento mais rápido do cliente
  3. Ajustes mais flexíveis e rápidos nas atividades de marketing
  4. Melhores produtos são criados
  5. A implementação geralmente visa aumentar as vendas (crescimento), o aumento esperado no número de clientes e melhores conversões.

 

  1. Estratégias de hackers de crescimento

Estratégias de hackers de crescimento

O hacking de crescimento tem tudo a ver com o crescimento da empresa . O hacker de crescimento não atribui grande importância a outros aspectos igualmente importantes do marketing bem-sucedido. Em vez de promover a imagem e a conscientização da empresa, o Growth Hacks visa tornar o respectivo produto conhecido sem uma estratégia de marketing adicional.

Às vezes, as empresas usam métodos muito diferentes de hackers de crescimento. O objetivo comum de impulsionar o crescimento da empresa permanece com todos. Ao conscientizar os clientes em potencial sobre um produto por meio de uma grande rede compartilhada, como o Facebook, um grande ciclo de compartilhamento é criado em um período muito curto. Este ciclo pode levar a um crescimento explosivo em pouco tempo.

A atenção constante, a aplicação do produto em si, bem como a transmissão a terceiros, levam a um conceito cada vez maior.

O produto se comercializa compartilhando-o, transmitindo-o a outros e, é claro, na melhor das hipóteses, usando-o permanentemente – veja o Facebook. Métodos de marketing on-line, como hackers de crescimento, não são mais um mero fenômeno de inicialização – agora as grandes empresas também estão vendo até que ponto esse tipo de marketing on-line pode assumir.

Os hackers de crescimento têm uma enorme vantagem sobre o marketing puramente viral. O sucesso da estratégia pode ser claramente antecipado com base em análises anteriores. Os hacks de crescimento podem ser medidos muito melhor. Por fim, no entanto, também deve ser dito claramente que um produto nem sempre precisa ser bem-sucedido com o hacking de crescimento. No final, é o usuário que deve aceitar o novo produto primeiro.

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  1. Exemplos de hackers de crescimento

Você sempre pode encontrar indicadores on-line para estratégias bem-sucedidas de hackers de crescimento. Infelizmente, na maioria dos casos, não está totalmente claro se os hacks de crescimento são realmente estruturados ou se abordagens interessantes, às vezes de natureza aleatória, são posteriormente chamadas de hackers de crescimento. Em conexão com o hacking de crescimento, alguns nomes de empresas continuam surgindo: Hotmail, Dropbox, Udemy,  Fab.com ou  Airbnb.

Se você der uma olhada mais de perto nesses exemplos, poderá ver que essas empresas estão equipadas com dois tipos básicos de modelos de negócios. Esses são modelos de negócios freemium ou modelos de negócios frente e verso. Portanto, deve-se examinar de perto essas histórias de sucesso, muitas vezes escritas euforicamente, para ver se elas também podem ser transferidas para outros tipos de modelos de negócios.

5.1 Exemplo de hacking de crescimento – Hotmail

O serviço de e-mail gratuito Hotmail adicionou a frase “PS Eu te amo: obtenha sua conta gratuita do Hotmail” ao rodapé de todos os e-mails enviados por seu serviço e o destinatário também é motivado com a ajuda de um hiperlink para a página de registro do Hotmail Com esse Grwoth Hack, o Hotmail gerou um crescimento muito dinâmico com a ajuda de seus clientes existentes, que, do ponto de vista clássico, é conhecido como marketing de recomendação.

5.2 Exemplo de hacking de crescimento – Slack

Slack é um software que visa simplificar a comunicação e a troca de informações nas empresas. Nas empresas, geralmente existem várias ferramentas diferentes que são usadas para tarefas diárias. O software Slack oferece um ambiente que combina todas essas ferramentas em um software e minimiza as interfaces. Bate-papo, compartilhamento de arquivos via arrastar e soltar, voz e vídeo, Twitter e Wunderlist são apenas algumas funções que o Slack combina em um único software. Outra vantagem é que o Slack está disponível no PC, Mac e em dispositivos móveis.

Mas o que o Slack fez e que chances você usou para provar um sucesso tão extraordinário agora? Você deve entender três pontos importantes logo no começo:

  1. Identifica as necessidades do mercado e do cliente
  2. Traz uma experiência de produto ao cliente extremamente boa, pois o Slack é excepcionalmente bom em alguns aspectos
  3. Usa de um modelo de negócios freemium – desse modo, forte aumento no boca a boca por meio da boa experiência do usuário

5.3 Exemplo de hacking de crescimento – Spotify

Exemplo de hacking de crescimento - Spotify

O Spotify é um serviço de streaming de música que permite aos usuários ouvir música e tocar rádio online, mesmo estando legalmente protegidos. O serviço de streaming oferece uma grande variedade de músicas e peças de rádio que podem ser acessadas via smartphones, tablets e PCs. Você também pode criar suas próprias listas de favoritos, salvar títulos offline e conectar perfis a amigos.

As alavancas de crescimento da Spotify foram:

  • Um produto de primeira linha que supera os concorrentes existentes em quase todas as áreas: catálogo de músicas, características do produto, modelo de preços, etc.
  • Um modelo de negócios freemium que reduz a pirataria e une o modelo de pagamento por faixa do iTunes
  • Um grande começo nos EUA impulsionado pelo sucesso do crescimento europeu e pelo sistema somente para convidados
  • Um contrato exclusivo com o Facebook como “serviço de música padrão” e integração em 2011
  • Acordos entre artistas e empresas sobre taxas de licença e disponibilidade de catálogo

As alavancas de crescimento no futuro do Spotify são:

  1. Maior crescimento internacional e crescimento no setor móvel
  2. Desenvolvimento de novos canais de vendas com a ajuda de novas parcerias e plataformas
  3. Aquisição de novos artistas como fornecedores do ecossistema Spotify
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5.4 Exemplo de hackers de crescimento – Airbnb

O Airbnb é uma comunidade em que os membros podem alugar todo ou parte de suas acomodações particulares. A plataforma estabelece contato entre o convidado e o host. O Airbnb cobra uma taxa percentual sobre o preço do aluguel para financiar. Além disso, o Airbnb não assume nenhuma obrigação legal.

Por que o Airbnb se tornou bem-sucedido em pouco tempo? Os usuários do Airbnb puderam colocar automaticamente seus anúncios no Craigslist no site do Airbnb com um clique. Dessa forma, o Airbnb alcançou uma enorme comunidade já existente e essa comunidade foi capaz de acessar o site do Airbnb com um clique. Alta eficácia com pouco esforço.

5.4 Exemplo de hacking de crescimento – Uber

O Uber é uma plataforma online cuja principal tarefa é a mediação para o transporte de passageiros. A Uber cobra uma comissão de até 20% na tarifa. Existem várias formas de transporte de passageiros para escolher:

  1. UberX e UberBlack: medeia passageiros para motoristas com carros alugados
  2. UberPop: medeia passageiros para motoristas com carros particulares
  3. UberTaxi: organiza passageiros para táxis regulares

Em primeiro lugar, o Uber fornece uma solução para um problema que afeta milhões de pessoas. No verdadeiro sentido da palavra, eles interromperam o monopólio do transporte de táxi existente em muitas cidades e reinventaram a experiência do transporte de passageiros.

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O Uber foi muito ativo em eventos locais de tecnologia e capital de risco e ofereceu passeios gratuitos aos participantes. O Uber sabia que esses participantes estavam bem conectados e provavelmente compartilhariam suas experiências com amigos, entusiastas da tecnologia e o público da mídia social depois de experimentar o Uber.

Existe um tipo de plano de quatro etapas que o Uber usa para expandir sua rede:

  1. Uma introdução intensiva do Uber em cidades individuais
  2. Os passeios gratuitos são oferecidos para testes
  3. O Uber calcula o efeito “uau” dos usuários
  4. Como esperado, isso é seguido por uma grande propaganda boca a boca e novos usuários aderem ao Uber

Isso levou a uma crescente rede de clientes. Outro impulsionador desse crescimento é aproximar os usuários do Uber. Inicialmente, a conta do Uber foi paga por um único cliente. Hoje, uma viagem entre amigos pode ser facilmente dividida usando o aplicativo. Isso é fácil, feito rapidamente e promove a viralidade.

  1. Métodos de hacking de crescimento

Métodos de hacking de crescimento

Como já mencionado, os hacks de crescimento mais bem-sucedidos incluem os canais de mídia social Twitter, Facebook, Pinterest, YouTube e Instagram. Em essência, os seguintes métodos são atribuídos repetidamente ao hacking de crescimento:

  1. Marketing de referência digital
  2. Marketing de conteúdo
  3. Ajuste do cliente / produto
  4. Teste A / B
  5. Criação de um efeito WOW
  6. Identificação de gatilhos relevantes para a compra
  7. Marketing de mídia social
  8. Marketing de email
  9. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Resta ver se essa nova tendência realmente prevalecerá e será bem-sucedida nos modelos de negócios clássicos.

  1. Dicas para hackers de crescimento

Os hackers de crescimento prosperam com dicas, truques e ajuda prática que podem facilitar a vida e diminuir as preocupações. Nosso objetivo é economizar muito trabalho e nervosismo e coletar o máximo possível de dicas e truques para hackers de crescimento e encontrar ajuda juntos, se necessário.

 

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