10 Ideias de Marketing Digital Para PMEs

Índice

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Em 2022, não faltam canais de marketing. No entanto, encontrar uma nova ideia de marketing quando seus recursos, tempo e orçamento são limitados não é fácil. É por isso que hoje oferecemos a você 10 estratégias de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) acessíveis e relativamente fáceis de implementar, a fim de impulsionar sua marca para o sucesso este ano!

Precisa de uma nova ideia de marketing digital para sua PMEs? Aqui estão 10!

Aqui estão 10 ideias de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) para testar este ano para atender a todas as suas metas de crescimento em 2022:

  1. Crie um blog otimizado para o Google SEO
  2. Crie conteúdo de vídeo no YouTube
  3. Use o Google Shopping
  4. Dê os primeiros passos com marketing por e-mail
  5. Ofereça treinamento ou organize uma conferência virtual
  6. Participe de feiras e exposições comerciais (quando possível)
  7. Organize concursos
  8. Lance uma campanha de publicidade na web
  9. Chame influenciadores
  10. Colabore com outras marcas em uma estratégia de promoção cruzada

Precisa de uma nova ideia de marketing digital para sua PME

  1. Crie um blog otimizado para Google SEO

A criação do blog não serve apenas para compartilhar receitas da avó, fotos de viagens ou conselhos de beleza: é também uma forma perfeita de divulgar sua marca para seu público-alvo.

Ao adicionar um blog ao seu site, você poderá divulgar sua marca e se posicionar como um especialista em seu setor, mas, acima de tudo, poderá melhorar seu SEO.

E sim! Em 2022, a referência natural (ou SEO) ainda reina suprema quando se trata de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas). Trata-se de otimizar a posição do seu site no Google por meio de conteúdos autorais de SEO, para que os usuários da Internet possam encontrar facilmente seus artigos nos motores de busca. 

Combine sua estratégia de marketing de conteúdo com uma estratégia de SEO bem pensada e prepare-se para aumentar seu tráfego em 2022. 

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

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Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

  1. Crie conteúdo de vídeo no YouTube

Por falar em criação de conteúdo … Você sabia que um vídeo tem 53 vezes mais probabilidade de aparecer na primeira página de um resultado de pesquisa do Google do que uma página de texto tradicional?

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Isso não é tudo: 64% dos consumidores afirmam que ter um vídeo os torna mais propensos a comprar de uma marca.

Um vídeo pode ajudá-lo a promover seus produtos, mostrar seus recursos e desempenho ou explicar como eles funcionam. Você também pode usar conteúdo de vídeo para responder a perguntas comuns feitas por seus usuários ou apenas para complementar suas postagens de blog e postagens de mídia social. Resumindo, uma ideia de marketing ultra versátil!

Para começar, descubra tudo o que você precisa saber para criar sua estratégia de marketing de vídeo, bem como SEO de vídeo (a fim de obter o máximo de tráfego de suas criações).

  1. Use o Google Shopping

E se disséssemos que agora é possível melhorar sua posição no Google e otimizar suas conversões em um único esforço conjunto? Se você tem uma loja online e ainda não usa o Google Shopping, esta ideia de marketing digital para PMEs é para você!

Esse é um recurso do Google Ads que permite promover seus produtos de comércio eletrônico nos resultados de pesquisa do consumidor. Esses anúncios especiais diferem dos de outras campanhas do Google Ads pelo formato, pois oferecem mais informações aos usuários da Internet:

  • O nome do produto e uma breve descrição
  • Uma foto de produto
  • O preço dele
  • O nome do anunciante
  • Avaliações de consumidores do Google
  • Informação de entrega
  • etc. 

A vantagem dessa estratégia de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) não é apenas a quantidade de tráfego que ela traz para sua loja online, mas também sua qualidade. Na verdade, os consumidores que desejam aprender sobre o seu produto para fazer uma compra são os que mais provavelmente clicarão no seu anúncio!

  1. Dê os primeiros passos com marketing por e-mail

Em 2022, por que não tentar o marketing por email? De acordo com um estudo da McKinsey, essa ideia de marketing digital para PMEs pode ser 40 vezes mais eficaz do que a mídia social para atrair clientes para seu site. Mas em que exatamente consiste?

É simples: trata-se de coletar os endereços de e-mail de seus clientes atuais, bem como de seus clientes em potencial, a fim de enviar regularmente anúncios e ofertas especiais ou campanhas de remarketing.

Esta ideia de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) permite que você retenha seus clientes e gere interesse em seus produtos com seus clientes potenciais. Mais importante ainda, é uma forma muito eficaz de gerar mais vendas! 

  1. Ofereça treinamento ou realize uma conferência virtual

Ofereça treinamento ou realize uma conferência virtual

Se o email marketing é uma forma mais íntima de se conectar com seus clientes-alvo (em sua caixa de entrada!), a próxima ideia de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) que temos em estoque é ainda mais: encontre seus clientes pessoalmente ou online oferecendo um treinamento ou conferência!

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Tal evento permite que você demonstre sua experiência, compartilhe seu conhecimento e estabeleça sua credibilidade em seu setor. Você também pode aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre as necessidades de seus clientes para melhorar sua gama de produtos e serviços ou para coletar leads!

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A vantagem dessa ideia de marketing é que você pode adaptá-la facilmente aos seus recursos. Por exemplo, se você está preocupado em ficar sem tempo para fazer um treinamento ou conferência ao vivo, por que não fazer um vídeo ao vivo no Facebook e depois reutilizar esses vídeos em seu blog ou e-mail?

Essa ideia de marketing pode não ser adequada para todas as pequenas e médias empresas, mas se você acha que pode alavancá-la em seu setor, não se arrependerá!

  1. Participe de feiras e exposições comerciais (após a pandemia!)

Outra ideia de marketing digital para PMEs que permitirá que você encontre seus clientes em potencial este ano é comparecer a feiras ou exposições em sua região. 

Esse tipo de evento dá a você muita visibilidade na sua comunidade local e ainda permite que você gere vendas pessoalmente!

Porém, para uma exposição de sucesso, concentre-se na coleta de endereços de e-mail (por meio de concursos, sorteios, etc.). Isso permitirá que você mantenha contato com seus clientes em potencial muito tempo após a reunião e envie a eles todos os tipos de ofertas irresistíveis.

  1. Organize concursos

Outra grande ideia de marketing digital para PMEs este ano? Organize um concurso! Afinal, é uma maneira divertida de colher leads e gerar engajamento enquanto promove seus produtos.

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O que você está esperando para fazer seu próprio concurso? Seja criativo e divirta-se criando concursos que lhe trarão muito engajamento – as possibilidades são infinitas! 

  1. Comece uma campanha de publicidade em mídia social

Outra ideia de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) que lhe permitirá aumentar sua visibilidade e impulsionar suas vendas este ano é se engajar em publicidade em mídia social. 

Mais acessível do que os meios de publicidade tradicionais e de fácil medição, esse tipo de publicidade é perfeito para uma empresa com orçamento limitado. Além disso, todas as opções de segmentação disponíveis no Facebook e no Instagram o tornam um elemento básico do marketing na web hoje!

Se você nunca se aventurou no mundo da publicidade em mídia social antes, pode achar essa ideia de marketing digital para PMEs intimidante. Mas não entre em pânico! É muito mais fácil do que você imagina. 

  1. Chame influenciadores

Sim, influenciadores! Essas personalidades conhecidas seguidas por grandes comunidades de indivíduos nas redes sociais estão redefinindo o mundo do marketing na web hoje.

Hoje, várias marcas atraem o público e o poder de influência de influenciadores para aumentar sua visibilidade e impulsionar suas vendas na web.

Por que não fazer o mesmo? Este ano, identifique os indivíduos mais populares com seu público-alvo e faça-lhes uma oferta de colaboração. Você pode ficar agradavelmente surpreso com os resultados.

  1. Colabore com outras marcas em uma estratégia de promoção cruzada

Colabore com outras marcas em uma estratégia de promoção cruzada

Os influenciadores não são os únicos que podem trazer mais visibilidade, engajamento e vendas … E sim, você também pode atrair outras marcas em seu setor!

A última ideia de marketing digital para PMEs (pequenas e médias empresas) é entrar em contato com empresas cujo público-alvo corresponda ao seu (mas não seus concorrentes diretos) e oferecer-lhes colaboração com base em promoção cruzada.

Esta promoção pode assumir a forma de publicações no Facebook, histórias do Instagram, etc. Assim, vocês oferecem mais visibilidade uns aos outros com o seu público comum. Por exemplo, se você oferece aulas de ioga, pode cooperar com um restaurante especializado em saúde local ou uma loja online de roupas esportivas para aumentar sua presença na web simultaneamente. Resumindo, todos ganham!

Deixe-nos saber seus resultados se você testar essas ideias de marketing digital para sua pequena e/ou média empresa!

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