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Marketing Digital Local – Por Que Começar Hoje

Índice

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De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado Forrester, a maioria das marcas pesquisadas apontou o marketing digital local como uma oportunidade inexplorada. Descubra neste artigo o que é marketing local e como sua empresa pode se beneficiar da automação de marketing local.

  1. O que é marketing local?

Marketing local significa atividades de marketing relacionadas a uma região geográfica menor, como uma cidade ou região.

  1. Atividades de marketing internacional, nacional e local

As atividades de marketing das empresas podem ser colocadas em diferentes níveis. Para grandes empresas, as atividades devem ser oferecidas de forma global. Em contraste, as medidas de marketing nacional são adaptadas a cada país. Em comparação, o marketing local dentro do marketing nacional é limitado a uma região-alvo ainda menor e suas medidas adaptadas localmente.

Por exemplo, materiais publicitários são criados no marketing local em torno de tópicos relevantes na respectiva região. Podem ser eventos regionais apoiados pela empresa ou atividades relacionadas ao escritório na região. 

Além de pequenas empresas e varejistas locais, o tema do marketing local também é importante para empresas que atuam em todo o território nacional. 

  1. Por que marketing digital local?

Por que marketing digital local

Com o marketing digital local, as atividades de marketing digital direcionadas podem ser realizadas em áreas que são particularmente relevantes para a empresa. Por exemplo, as correspondentes medidas de publicidade digital podem ser operadas na região por filiais ou revendedores, a fim de atingir as pessoas na área de influência com conteúdo relevante e chamar sua atenção. 

O marketing digital local não é adequado apenas para pequenas empresas locais, mas também é particularmente relevante para grandes marcas e empresas.

  1. Organização das atividades locais de marketing digital

Ao utilizar atividades locais de marketing digital, a estrutura dos esforços desempenha um papel importante. Em princípio, as seguintes abordagens são possíveis:

Central

Nesse modelo, as ações de marketing local são planejadas e realizadas a partir da matriz. A abordagem “de cima para baixo” não cria nenhum trabalho adicional para os escritórios locais ou parceiros na execução das medidas. Por outro lado, no entanto, a capacidade de reagir em tempo útil às necessidades e oportunidades locais é prejudicada.

Descentralizado

Com essa abordagem, a estratégia e a implementação são delegadas às empresas locais ou franqueados. Isso aumenta a capacidade de reação local, mas pode levar rapidamente a inconsistências ou falta de coordenação com as atividades centrais.

Híbrido

A abordagem híbrida requer coordenação entre o marketing central da empresa e os escritórios ou parceiros locais. De acordo com um estudo da empresa de pesquisa de mercado Forrester, essa é a abordagem mais utilizada. Para uma adoção eficiente, entretanto, são necessários instrumentos de controle e gerenciamento entre a matriz e as filiais. Essa coordenação pode ser apoiada por uma plataforma de marketing distribuída correspondente.

  1. Possibilidades do Google Ads local

É assim que você será encontrado - Serviços Google

Ao fazer pesquisas no Google por tópicos locais, como restaurantes, experiências ou serviços, agora esperamos receber sugestões relevantes em nossa área. De acordo com o Google, o número de pesquisas em um contexto local aumentou 150% nos últimos anos. Pesquisas como “Onde posso comprar …?” aumentaram 85%. Além disso, em comparação com anos anteriores, é muito mais frequente comprar de empresas que adaptam suas informações ao contexto geográfico do usuário. Fonte: Micro-Moments Now (thinkwithgoogle)

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Essas mudanças também são importantes para os anúncios de pesquisa do Google. Quanto mais relevante for o anúncio no contexto do usuário, melhor será o resultado. Também na área de Display do Google, os anúncios adaptados localmente podem ajudar a fortalecer a marca na respectiva região e apoiar as metas de desempenho.

Anúncios de pesquisa do Google

Com os anúncios de pesquisa do Google, a visibilidade da filial ou parceiro para consultas de pesquisa relevantes em sua região de destino pode ser aumentada de maneira direcionada. Para anúncios de pesquisa, geralmente é necessário um site de destino a ser anunciado, por exemplo, uma página de destino para a filial. 

No que diz respeito ao aspecto local, as seguintes opções são de particular interesse para os anúncios de pesquisa do Google:

Aumentar a visibilidade para os pesquisadores ativos na região

Com os anúncios de busca na região de destino da filial ou parceiro, a visibilidade pode ser aumentada de maneira direcionada ao pesquisar produtos e serviços relevantes.

Fortalecimento da marca na região

Por meio do uso de anúncios dinâmicos da rede de pesquisa ou palavras-chave relacionadas à marca na respectiva região, na busca pela marca pode-se chamar a atenção para a filial ou parceiro.

Informações de localização

Com as extensões de local, informações como endereços ou números de telefone podem ser exibidos diretamente no anúncio de pesquisa do Google. As informações para isso são obtidas de uma conta vinculada do Google Meu Negócios.

Para visitas à loja com o Google Ads, as visitas aos locais da empresa podem ser registradas na forma de conversões. Esses dados podem ser usados ​​para otimizar os lances para essas visitas à loja.

Anúncios gráficos do Google

De acordo com o Google, a Rede de Display do Google alcança cerca de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo e compreende mais de três milhões de sites e aplicativos nos quais ou nos quais os anúncios podem ser colocados. Um site de destino a ser anunciado também é necessário para anúncios gráficos, por exemplo, uma página de destino para a filial. 

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

As seguintes opções relacionadas à Rede de Display do Google são particularmente interessantes para anúncios regionais:

 

Aumentar o conhecimento regional

Com anúncios regionais individuais, o reconhecimento da marca na região de destino da filial ou do parceiro são aumentados.

Revisitar um site

Com o remarketing na Rede de Display do Google, os usuários que já interagiram com o site podem ser abordados. Os anúncios são exibidos quando o usuário visita um site ou aplicativo da Rede de Display do Google.

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Otimizar para visitas à loja

Os anúncios na Rede de Display do Google também podem ser otimizados para visitas a locais de negócios.

Contas de publicidade do Google Ads

Para o uso de campanhas locais do Google Ads por meio de agências ou parceiros diferentes, é aconselhável criar uma conta de publicidade do Google Ads separada para cada agência / parceiro e agrupá-los em uma conta de gerenciamento. 

Essa abordagem é especialmente recomendada com relação às configurações no nível de “Conta”. Isso significa que contas individuais do Google Meu Negócio conectadas na forma de extensões de local não podem atrapalhar e os meios de pagamento podem ser armazenados para cada parceiro nas respectivas contas para faturamento.

  1. Possibilidades de anúncios locais do Facebook

Facebook Marketing de mídia social 2

Com mais de 1,8 bilhão de usuários ativos diariamente em todo o mundo (em outubro de 2020), o Facebook oferece uma infinidade de opções para apoiar o marketing digital local.

Anúncios do Facebook e Instagram

Com os anúncios do Facebook e Instagram, as pessoas podem ser direcionadas e informadas sobre a empresa. Para colocar anúncios, uma página do Facebook ou uma conta do Instagram é necessária, no contexto em que os anúncios aparecem. Em relação ao personagem local, uma página corporativa no Facebook ou uma conta corporativa no Instagram podem ser usadas, ou contas individuais podem ser usadas por agência / parceiro.

No que diz respeito ao aspecto local, as seguintes opções são de particular interesse para anúncios no Facebook e Instagram: 

Aumentar o conhecimento regional

Para aumentar o conhecimento na região da agência ou do parceiro, os anúncios do Facebook e Instagram podem ser usados ​​para alcançar pessoas na região de destino com interesses adequados ou informações demográficas.

Enviar postagens orgânicas

Dependendo da estrutura da empresa ou das metas de marketing locais, faz sentido que cada filial ou cada parceiro tem sua própria aparência nas redes sociais e a mantém com seu conteúdo orgânico. 

As postagens orgânicas resultantes podem ser apresentadas a um grupo-alvo mais amplo na região por meio de anúncios no Facebook e Instagram para aumentar o alcance das postagens.

Otimizar as visitas à loja

O alvo de publicidade “Store Traffic” nos Anúncios do Facebook pode alcançar pessoas nas proximidades das agências e incentivá-las a visitar a loja local.

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Contas de publicidade do Facebook Ads

As contas de publicidade das filiais / parceiros podem ser gerenciadas de acordo com o Facebook Business Manager. Por um lado, pode trabalhar com uma conta de publicidade e, portanto, com um meio de pagamento central para todas as filiais / parceiros. 

Para maior flexibilidade e transparência nas atividades em andamento, também é aconselhável trabalhar com Anúncios do Facebook com suas próprias contas de publicidade por agência / parceiro. Por exemplo, os meios de pagamento das filiais / parceiros também podem ser armazenados diretamente na respectiva conta.

  1. Faturamento de custos de publicidade

Existem basicamente duas opções disponíveis para custos de publicidade de faturamento. Por um lado, os custos podem ser faturados de forma centralizada, por exemplo com um meio de pagamento da sede, que é utilizado para todas as contas de publicidade utilizadas pelos locais. 

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Se necessário, a sede pode repassar 100% ou parte dos custos em conformidade. Isso permite modelos flexíveis com compartilhamento de custos correspondente. Esses modelos também são conhecidos como publicidade cooperativa. 

Por outro lado, a cobrança dos custos de publicidade pode ser totalmente repassada aos parceiros. Isso é feito com suas próprias contas de publicidade para cada parceiro, nas quais o método de pagamento do parceiro é armazenado. Esse modelo simplifica a administração na matriz e proporciona transparência quanto à separação dos custos de publicidade e eventuais custos de licença, por exemplo, para parceiros franqueados.

  1. O que é Automação de Marketing Local?

A Automação de Marketing Local automatiza partes dos fluxos de trabalho e processos de marketing local. A Automação de Marketing Local é descrita da seguinte maneira: “Software que permite o marketing local”. 

O software oferece suporte à coordenação entre as equipes de marketing nacionais e seus escritórios ou parceiros locais. As plataformas de marketing distribuído precisam ajudar as marcas a realizar atividades-chave de marketing local, como:

  • Permitir que os escritórios locais criem seus próprios anúncios para sua região usando modelos.
  • Permitir que os escritórios locais alinhem os embaixadores locais com a marca nacional.
  • Permitir organizar com eficiência os materiais publicitários e os ativos associados e colocá-los à disposição das filiais.

A Automação de Marketing Local conecta o escritório local ao marketing central e aos canais de marketing usados. Com esse suporte de processo, os processos podem ser simplificados e projetados com mais eficiência.

  1. Quem se beneficiará com a automação de marketing local?

Quem se beneficiará com a automação de marketing local

As marcas e seus parceiros se beneficiam da implementação da Automação de Marketing Local. Ajuda a fechar a lacuna entre as atividades de marketing de uma marca e as necessidades individuais de seus parceiros locais.

As marcas se beneficiam da Automação de Marketing Local, uma vez que lhes permite fornecer aos seus parceiros locais materiais de marketing compatíveis e estruturar com flexibilidade os custos das atividades de marketing na forma de compartilhamento de custos.

As filiais ou parceiros locais se beneficiam da Automação de Marketing Local, pois podem realizar facilmente atividades de marketing de acordo com a marca com custos parcialmente subsidiados. Os parceiros locais geralmente têm muito pouco tempo ou recursos para marketing profissionalmente planejado e implementado. 

A Automação de Marketing Local resolve esse problema fornecendo aos parceiros soluções de marketing simples, escaláveis ​​e econômicas. Por meio da Plataforma de Automação de Marketing Local, por exemplo, modelos para grupos-alvo e material publicitário podem ser disponibilizados na área de publicidade.

 

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