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Como Fazer Campanha de Marketing no Facebook

Índice

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Em todo o mundo, mais de 900 milhões de pessoas visitam o Facebook todos os dias. Empresas com sua própria página de fãs se beneficiam desse enorme alcance da rede. Mas o marketing de mídia social do Facebook significa mais do que apenas o site da empresa. As campanhas de marketing no Facebook oferecem um alto alcance com opções de segmentação eficazes e devem ser considerados em todos os mixes de marketing.

Alguns passos para uma campanha de marketing no Facebook bem sucedida

Para anunciar no Facebook, você não precisa de muito mais do que sua própria página de fãs. Se você estiver logado com a conta de administrador, poderá acessar o Gerenciador de anúncios pelo menu na navegação superior clicando em ” Criar anúncios “. Para ativar a conta do anúncio para o primeiro uso, você deve especificar o método de pagamento e detalhes de pagamento.

Como Fazer Campanha de Marketing no Facebook

O caminho para a campanha de marketing no Facebook consiste em quatro etapas:

  • Seleção do tipo de campanha apropriado
  • Segmentação por público-alvo
  • Definir orçamento e programação
  • Crie anúncios e campanha completa

 

  1. Escolhendo o tipo de campanha

No Ad Manager do Facebook, você pode escolher inicialmente entre diferentes tipos de campanha. Isso define o objetivo da sua campanha . Existem muitas opções diferentes – de anunciar sua própria página no Facebook a segmentar pessoas no raio de uma loja.

Para uma melhor introdução ao tópico, resumimos as principais diferenças e os principais objetivos dos diferentes tipos de campanha:

Anuncie suas promoções:

Anúncios de publicação na página com conteúdo individual que foi publicado em sua própria página de fãs. O objetivo é fazer com que mais pessoas gostem, compartilhem e comentem e, assim, aumentem o tráfego para postagens ou sites vinculados.

Destaque sua página com curtidas:

O objetivo da campanha de marketing no Facebook de anúncios com curtidas na página é atrair mais visitantes para a página da empresa no Facebook e, assim, gerar mais curtidas. Essa forma de anúncio no Facebook é usada principalmente para aumentar a conscientização de uma página no Facebook e encontrar novos fãs ou clientes.

Direcione pessoas para o seu site:

Se você quiser mais tráfego no seu próprio site, contrate os chamados Anúncios Click to Website . Qualquer área da página inicial está vinculada a ele, independentemente da página inicial ou da página de destino . Para poder acompanhar o sucesso desses anúncios (por exemplo, vendas, reservas), você deve criar e instalar o chamado pixel de conversão.

Obtenha mais instalações do seu aplicativo:

Os  programas ou aplicativos também podem ser anunciados diretamente por meio de ma campanha de marketing no Facebook, atraves de anúncios direcionados. Os anúncios foram projetados com o URL da respectiva loja de aplicativos, com imagens ou um pequeno vídeo do aplicativo e o botão “Instalar agora” (“Apelo à ação”). No mesmo contexto, também existe o tipo de anúncio ” Aumentar a interação no seu aplicativo “, que incentiva você a interagir com o aplicativo.

Alcance pessoas perto da sua empresa:

Esse tipo de anúncio é particularmente interessante para lojas ou provedores de serviços de uma loja de varejo. Ajuda a encontrar clientes em potencial nas imediações e, assim, alcançar um valioso grupo-alvo regional. A campanha de marketing no Facebook é usada para abordar “clientes que estão entrando” no mundo digital e para aumentar a conscientização sobre locais locais. Apenas escolhendo o raio da distância, você pode ver quantos clientes em potencial estão na área.

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Receba mais participantes no seu evento:

Esse tipo de anúncio no Facebook promove eventos como seminários, conferências ou feiras comerciais. Dessa forma, as empresas abordam diretamente participantes em potencial. Anunciar novas informações, alterar datas ou cancelar um evento é outra opção.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

Faça com que as pessoas aproveitem sua oferta:

Se você criar uma nova postagem no Facebook, poderá marcá-la como uma oferta. Então você pode atrair clientes com descontos ou promoções de cupons. Com os chamados anúncios de reivindicação de oferta, você anuncia essas contribuições comercialmente e alcança um grupo-alvo maior do que apenas através da sua própria página de fãs.

Receber visualizações de vídeo:

A imagem em movimento também desempenha um papel cada vez mais importante no marketing on-line fora do YouTube. O uso de material de vídeo de alta qualidade também tem muitas vantagens no marketing de mídia social. As empresas podem promover seus vídeos compartilhados por meio de anúncios em vídeo especiais.

O Facebook oferece, assim, às empresas e freelancers inúmeras opções para criar campanhas e anúncios do Facebook eficazes e voltados para grupos-alvo. Isso abrange uma ampla variedade de solicitações de publicidade. O próximo passo é definir o grupo-alvo – em outras palavras, quem exatamente você deseja alcançar com o anúncio do Facebook selecionado.

  1. Segmentação por grupo-alvo

 

Segmentação por grupo-alvo

A segmentação por público-alvo é uma das etapas mais importantes no planejamento de anúncios. Essa medida garante que a campanha de marketing no Facebook alcance o grupo-alvo certo – o que, por sua vez, otimiza os custos dos anúncios na sua campanha de marketing no Facebook. Para tornar a campanha o mais eficiente possível, você deve definir configurações individuais e definir um público-alvo personalizado . Como alternativa, também há a possibilidade de usar as opções de segmentação oferecidas pelo Facebook.

Públicos-alvo personalizados

Com os públicos-alvo personalizados, você define um grupo-alvo especial para seus anúncios no Facebook. Isso pressupõe que você tenha pistas como números de telefone ou endereços de e-mail de ex-clientes. Você pode fazer o upload desses dados por meio do Ad Manager – o Facebook, em seguida, determina os clientes que também são usuários do Facebook e cria automaticamente um público-alvo personalizado. Mas tenha cuidado: a proteção de dados e o direito da concorrência devem sempre ser seguidos. Os dados só podem ser usados ​​para a segmentação de anúncios se os usuários tiverem dado seu consentimento prévio (por exemplo, ao se registrar em um boletim informativo).

Públicos-alvo personalizados do site

É mais eficaz contar com os valiosos dados que você recebe através do seu próprio site. No sentido de re-segmentação clássica, você aborda antigos visitantes de sites registrados na rede com campanha de marketing no Facebook. A grande vantagem é a perda de propagação relativamente baixa. Porque os usuários endereçados já demonstraram interesse no conteúdo ou nos produtos da sua empresa. Para usar a re-segmentação de anúncios do Facebook, integre um snippet de código (pixel) ao seu site.

 

Públicos parecidos

Se você já criou um público personalizado, o Facebook determina um público parecido com base nisso. O objetivo é encontrar clientes o mais parecidos possível com seus próprios clientes . Se houver uma correspondência de informações sobre localização, idade, sexo e acima de todos os interesses, o Facebook classifica um usuário como semelhante e cria uma nova lista na qual a publicidade do Facebook é reproduzida.

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Opções de segmentação padrão

Opções de segmentação padrão

Se você não possui um pool de dados em mãos, o Facebook oferece uma ferramenta de segmentação. Dependendo do tipo de produto ou campanha, você restringe seu grupo-alvo, por exemplo, sobre as seguintes informações:

Localização:

Uma boutique de Pinheiros deseja criar uma campanha de marketing no Facebook para alcançar clientes que moram em Pinheiros ou estão lá atualmente. E uma empresa de aluguel de carros que opera em toda a Grande ABC não quer apenas oferecer seu serviço em uma pequena cidade numa região maior. No Facebook, você direciona campanhas de publicidade a usuários nos locais e regiões relevantes para você nos negócios. Você pode especificar países, regiões, cidades e áreas de código postal como locais.

Dados demográficos:

Para muitos produtos, faz sentido abordar apenas usuários do sexo feminino ou masculino ou apenas determinadas faixas etárias. Ao selecionar dados demográficos, como idade, sexo e idioma, você evita maiores perdas de propagação quando seus anúncios são exibidos. Há também a opção de levar em consideração características como nível de educação, área profissional ou nível de renda.

Interesses:

Você também pode selecionar categorias e subcategorias predefinidas que dizem respeito aos interesses dos membros do Facebook. O Facebook define as categorias de interesse propostas com base em métricas específicas do usuário , por exemplo, as “curtidas”, atividades ou locais visitados. Dependendo da oferta, o Facebook sugere categorias muito gerais. Para um poder discriminatório mais fino, deve-se realizar a segmentação por interesses manualmente – selecionando categorias mais adequadas (por exemplo, “Linux” em vez de “software”), uma definição mais precisa do grupo-alvo.

Conexões:

As conexões são ajustadas para a segmentação. Usuários que marcaram páginas especiais do Facebook como “Curtir”, que usam determinados aplicativos ou que participaram de eventos são especificamente excluídos ou incluídos. Também é possível uma combinação estendida dessas conexões – como amigos de pessoas que definitivamente marcaram um “curtir” podem ser incluídos no grupo-alvo dos anúncios do Facebook.

Durante a segmentação manual, o Facebook Ad Manager mostra um barômetro do grupo-alvo à direita. Aqui, suas informações são resumidas e um intervalo potencial é determinado. Você pode ver facilmente se o grupo-alvo selecionado é muito específico ou muito grande. Depois de fazer sua seleção, você pode salvar o grupo-alvo para uma campanha posterior e continuar com o orçamento e a programação.

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Definir orçamento e cronograma

Existem basicamente duas opções ao determinar o orçamento para a campanha publicitária no Facebook:

  1. Orçamento diário : se você planeja exibir o anúncio permanentemente, escolha um orçamento por dia. Cada grupo de anúncios tem seu próprio orçamento. Se o limite diário for atingido, o anúncio não será mais reproduzido.
  2. Orçamento de tempo de execução : se você deseja exibir apenas os anúncios do Facebook por um determinado período, insira as datas de início e término da campanha e defina um orçamento para esse período.

Orçamento e programação para anúncios no Facebook

Definir o orçamento e o cronograma desempenha um papel importante em sua campanha no Facebook

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Você também define quanto pode custar a publicidade no Facebook. Uma grande vantagem dos anúncios do Facebook é o controle preciso de custos – apenas o que você calculou anteriormente é gasto. Em “Opções avançadas”, você pode obter informações ainda mais específicas e otimizar a exibição para diferentes aspectos. Como iniciante, é recomendável usar a otimização automática do Facebook e aceitar as configurações propostas.

Quanto custa a publicidade no Facebook?

Quanto custa a publicidade no Facebook

Com as opções avançadas, você também pode alterar o tipo de cobrança e escolher se o valor do lance é definido automaticamente ou manualmente. O Facebook exibe anúncios – semelhantes ao Google AdWords – de acordo com o princípio de leilão. Você não encontrará uma lista de preços uniforme. O valor dos lances e, portanto, os custos resultantes dos Anúncios do Facebook dependem de vários critérios. Por um lado, depende de qual grupo-alvo você deseja alcançar.

Anúncios para um grupo-alvo altamente competitivo são naturalmente mais caros do que aqueles para grupos-alvo com interesses muito especiais para os quais há menos concorrência. O Facebook também atribui um fator de qualidade, a pontuação de relevância do anúncio . Quanto melhor o anúncio for projetado e mais relevante for o alcance do Facebook, mais barata será a campanha.

De qualquer forma, o Facebook oferece um controle preciso de custos . Como anunciante, você quase não assume riscos, pois apenas o que é definido como o orçamento é gasto. O alto nível de transparência torna possível monitorar a conta de publicidade em tempo real. Anúncios ou campanhas individuais podem ser alterados, otimizados ou simplesmente desativados a qualquer momento.

Crie anúncios e campanha completa

Depois de definir o tipo de campanha de marketing no Facebook, o grupo-alvo e o orçamento, agora é sobre os próprios anúncios. Use o editor de anúncios para selecionar imagens, vídeos, textos e links.

Na primeira etapa, você integra fotos, gráficos ou vídeos ao seu anúncio. O chamado formato de carrossel  permite exibir até cinco fotos e / ou vídeos por anúncio. Você pode usar uma seleção de imagens padrão gratuitas ou fazer upload de seu próprio conteúdo. As imagens são cortadas nas dimensões apropriadas no editor.

Na próxima etapa, adicione o texto e os links associados do anúncio. Formule um texto de descrição conciso e lembre-se de definir o cabeçalho dos anúncios na coluna da direita (se desejar) e a exibição de destino (histórico, mapa, classificação) por meio das opções avançadas. Na área à direita, você especifica onde o anúncio deve aparecer (notícias para computador, notícias para celular, computador para colunas à direita).

Você pode usar a função de visualização para ver como o anúncio é exibido aos usuários. Se você estiver satisfeito com o resultado, poderá verificar seu pedido uma última vez e enviá-lo. Em seguida, é verificado se o seu anúncio no Facebook está em conformidade com as diretrizes da rede. Se for esse o caso, o anúncio deve ser ativado dentro de algumas horas (às vezes até minutos).

Conclusão

A primeira campanha de marketing no Facebook é criada de forma relativamente rápida e fácil. Isso se deve principalmente ao manuseio muito intuitivo do Ad Manager . Com um pouco de treinamento, você internaliza rapidamente as funções básicas. Na campanha de marketing no Facebook os anúncios oferecem configurações mais refinadas e individuais que exigem um pouco mais de prática. Como iniciante, no entanto, você deve abordar passo a passo as opções de publicidade da rede social e medir rapidamente seus primeiros sucessos.

 

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