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Guia do Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas

Índice

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Pensando em toda essa situação, nas empresas terem que ir par ao ambiente virtual “as pressas”, na maioria das vezes sem nenhum preparo, elaborei o Guia do marketing digital para micro e pequenas empresas

O que é Marketing Digital para Micro e Pequenas Empresas ?

São técnicas de marketing elaboradas para maximizar os resultados do seu negocio na internet.

  1. Adote um posicionamento claro e único

A primeira etapa essencial em sua estratégia digital não está exclusivamente relacionada ao marketing digital. Trata-se de uma questão maior: o posicionamento de sua empresa em seu mercado. Esse posicionamento serve de base para seu plano de marketing e, portanto, para sua estratégia de comunicação digital.

Porque?

Há trinta anos, um cliente seguia um processo de compra que poderia ser resumido por dois pontos principais: 

  • Pouca escolha
  • Muito tempo

Hoje, o processo de compra de um consumidor pode ser resumido de forma contrária:

  • Pouquíssimo tempo 
  • Muitas escolhas 

O cliente moderno tornou-se curioso, impaciente e exigente. Ele não hesitará em passar do site de uma empresa para outra em segundos, para verificar a disponibilidade dos seus produtos antes de visitá-lo, ou para comparar as opiniões de outros internautas.

Em suma, ele está em uma posição forte. Para atraí-lo e manter sua atenção, você terá que convencê-lo de que ele está no lugar certo. Este é o assunto do próximo ponto.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

Defina sua proposta de valor única

Repetimos, seu plano de marketing digital é baseado em seu posicionamento. Este posicionamento será definido pela clientela que você deseja atingir e pelos argumentos que você oferece a ela.

Uma boa proposta cobre vários critérios:

  • Responde a um problema específico
  • Ele se encaixa na realidade do cliente
  • Oferece vantagens únicas
  • É claro, direto e fácil de entender
  • Ela é responsável 

Como definir sua proposta de valor única?

Reserve um tempo para retrabalhar, atualizar e questionar sua proposta de valor única. Como já especificamos, essa ferramenta não servirá apenas como base para sua estratégia digital de negócios, mas também para sua estratégia de mídia, sua estratégia de comunicação e seu discurso de vendas.

 

  1. Otimize sua presença na web

Otimize sua presença na web

O principal objetivo desta etapa é identificar os pontos de contato do cliente digital relevantes para o seu negócio.

Isso porque, depois de definir sua proposta de valor exclusiva, você desejará usá-la para atrair o maior número possível de novos clientes qualificados. Mas como isso é feito na internet?

Para chegar à sua loja, normalmente todos os seus clientes utilizam a mesma porta e a mesma rua. Por outro lado, na web, seus clientes usam uma infinidade de canais diferentes para encontrar você.

Otimizar sua presença na web, portanto, significa ter certeza de que você está presente e visível em cada um desses diferentes canais.

Como você deve ter entendido, as duas questões principais a serem resolvidas são:

  1. Onde vou atrair meus clientes? (em um site, uma loja online, uma página otimizada?)
  2. Como meus clientes se comportam na web?

Em qual plataforma atrair seus clientes?

A resposta a esta pergunta depende inteiramente dos objetivos de sua estratégia digital. Dependendo do seu setor, sua presença na web pode servir como uma simples vitrine, intermediária ou ponto final de transação.

Dependendo dos objetivos de sua estratégia digital corporativa, é possível categorizar os três principais tipos de plataformas da web:

  • Sites de comércio eletrônico
  • Sites de conteúdo
  • Sites de interação social

Um exemplo: você deseja vender produtos online em uma plataforma pronta para uso. Portanto, sua presença na web será construída em torno de um site de comércio eletrônico usando uma ferramenta como o Shopifiy.

Outro exemplo: você deseja atrair e convencer seus clientes com conteúdo da web de alto valor agregado. Portanto, sua presença na web será construída em torno de um site de demonstração composto por várias páginas especializadas e possivelmente um blog.

Em resumo, após identificar os canais relevantes para sua estratégia digital, você precisará se certificar de que sua web atende aos seguintes critérios:

Como meus clientes se comportam na web?

Você notará que a eficácia de sua web se baseia em parte em um elemento central e essencial de sua estratégia digital de negócios: o estudo de palavras-chave.

Estudo de palavra-chave: definição

Um estudo de palavras-chave é a análise de como seus clientes potenciais pesquisam seus produtos e serviços na web. Semelhante a um estudo de mercado digital, um estudo de palavras-chave é o ponto de partida de uma estratégia digital de negócios.

Ele permite que você entenda o comportamento de seus alvos online: o que eles procuram? Com que frequência? Em seguida, construa a arquitetura do seu site como uma resposta aos seus problemas

Por fim, permite que você crie conteúdo relevante em seu site, bem como em todos os seus canais de marketing digital.

Algumas ferramentas úteis de estratégia digital durante um estudo de palavras-chave:

  • Plataforma de pesquisas SEM Rush;
  • Plataforma de pesquisas Moz Keyword explorer
  • O planejador de palavras-chave do Google 

 

  1. Tenha uma estratégia multicanal

Configure uma estratégia digital corporativa multicanal

Depois de definir o núcleo de sua presença na web, você precisará se certificar de que essa ferramenta atenderá aos objetivos de sua estratégia digital em todos os níveis do funil de conversão, desde sua visibilidade até sua capacidade de converter um visitante. Em outras palavras, você deve trabalhar os aspectos que permitirão ao seu site atrair, reter, converter e instigar seus visitantes.

Leia tambem  Como vender todos os dias usando a internet

Canal por canal, vamos revisar as principais informações de cada meio.

Referência natural (SEO): 

O SEO consiste em otimizar o seu site de acordo com os critérios de referenciação estabelecidos pelos motores de busca (o algoritmo do Google), de forma a melhorar a qualidade percebida do seu site e aumentar os resultados da pesquisa, sem pagar publicidade.

Entre outras palavras, se pretende que o seu site atraia potenciais clientes durante o seu processo de pesquisa, necessita de otimizar este último para os motores de pesquisa …

Mais de 200 fatores são levados em consideração. Seu peso está mudando constantemente. Hoje poderíamos expô-lo da seguinte forma:

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Fatores de estratégia da web de SEO

Para garantir que você cubra o máximo possível desses critérios, comece realizando uma auditoria de SEO do seu site.

Em seguida, aplique ações corretivas para otimizar sua referência natural.

Essas primeiras ações permitirão que você otimize a referência de suas páginas no Google. Mas atrair tráfego qualificado não é suficiente se o conteúdo que você oferece não agrega valor.

Para ajudá-lo nesta etapa, é importante sempre se atentar a criar conteúdo de qualidade. Todas as etapas importantes, bem como as ferramentas necessárias para criar o conteúdo de sua estratégia digital corporativa, são resumidas e explicadas agora:

Tendências em SEO 

Entre as muitas mudanças que estão atualmente sacudindo a indústria de referência natural, selecionamos 4 tendências principais a serem levadas em consideração para ter sucesso em sua estratégia de negócios digital.

Tendência 1: Snippets em destaque

Também chamado de “posição zero”, o conteúdo do snippet em destaque pode assumir a forma de uma imagem, parágrafo, pergunta ou lista de pontos. Essas formas de conteúdo estão ganhando importância considerável devido ao rápido crescimento da participação de “pesquisas sem cliques” (49% das pesquisas em média). Apenas, para alcançá-los, você deve respeitar alguns critérios como:

  • Estruturar seu conteúdo (edição ou microdados )
  • Respeitar os critérios FS para aumentar suas chances
  • Sugerir resumos no início da página ou seção
Tendência 2: Pesquisa por voz

Essa tendência está explicitamente ligada a snippets em destaque, conteúdo que o Google usa para responder a consultas de voz.

Então, por que isso é tão importante para sua estratégia digital de negócios?

  • Cerca de 30% das pesquisas serão feitas sem tela até 2022 (Gartner)
  • As pesquisas por voz mudam a própria natureza das consultas (linguagem falada, palavras-chave mais longas)
  • 1 em cada 2 proprietários de smartphones usa a pesquisa por voz e 1 em cada 3 o faz diariamente

Você entendeu, para permanecer OK Google nos próximos anos, você precisa otimizar seu conteúdo para consultas de voz. Para isso, ofereça um conteúdo cada vez mais próximo da linguagem oral e otimize suas chances de alcançar os trechos em destaque (guia no ponto anterior).

Tendência 3: SEO EAT

Para decidir se promoverá ou não o seu site, o Google precisa saber se pode confiar em você. Para isso, ele verificará três fatores, o EAT em inglês.

  • Expertise (qualidade do conteúdo)
  • Autoridade (reputação e links)
  • Confiança (transparência e autenticidade)

Embora os aspectos técnicos de SEO, como microdados, continuem sendo cruciais para seu SEO, suponha que, para agradar ao Google, você precisará fazer tudo para provar que seu conteúdo é confiável .

Para fazer isso, você pode, por exemplo:
  • Adicionar “caixas de autor”
  • Mencionar os contatos do autor
  • Proteger seu site
Tendência 4: SEO local / móvel

Mais do que uma tendência, o SEO local e móvel deve ser uma das prioridades da sua estratégia digital de negócios.

É simples, o Google Maps é usado cada vez mais como um mecanismo de busca completo. O aumento nas consultas móveis locais deve levar sua empresa a se concentrar nas chamadas estratégias de drive-to-store, ou como fazer com que os usuários do Google Maps venham ver você pessoalmente.

Para começar, você precisará:
  • Otimizar sua página no Google Meus Negócios, descrição, fotos, eventos / ofertas
  • Gerar comentários positivos

Referenciamento pago (SEM)

SEM é a sigla para Search Engine Marketing e se refere a ações publicitárias que dão visibilidade nos buscadores através de pagamento, sendo o pagamento realizado principalmente em leilões e quando o link é clicado.

O SEM possui as seguintes características:

  • Traz resultados rápidos;
  • É muito mensurável;

Uma estratégia SEM eficaz é baseada em quatro critérios principais:

  1. Estrutura da conta
  2. Estratégia de lances e investimentos
  3. Conteúdo
  4. Monitoramento e otimização

Aqui estão os principais pontos de otimização para cada um desses componentes de sua estratégia digital. Cada fator chave deve ser acompanhado por uma ferramenta dedicada que lhe dá acesso às melhores práticas do mercado. 

Tendências em SEO pago 

Nos últimos meses, o Google Ads adicionou uma série de novos recursos na tentativa de otimizar o uso de orçamentos de publicidade e melhorar o desempenho de seus anúncios.

Tendência 1: Públicos do Google Ads

As principais tendências a seguir e adotar em sua estratégia de pesquisa paga são:

  1. Incentivar os sinais de audiência que te permitem conhecer os usuários (paixões, intenções de compra, etc.)
  2. Aproveitar os 2 novos métodos de segmentação por público-alvo: público-alvo de afinidade e segmentos de eventos sazonais
Leia tambem  Estratégia do Oceano Azul : Como implementar na sua empresa

Em 2021, o Google oferecerá a você cada vez mais dados específicos para seu público, como sinais. Para permanecer competitivo no mercado de publicidade do Google, você certamente precisará aproveitar as vantagens desses novos recursos.

Você pode fazer isso adicionando audiências às observações para identificar quais funcionam melhor.

Tendência 2: Anúncios da Galeria

Anúncios de galeria (carrosséis de imagens) são anúncios interativos que ficam na parte superior do SERP no celular. 

Esse novo formato permite que seus anúncios ocupem mais espaço na tela dos usuários-alvo graças ao seu carrossel de imagens, tornando-os ainda mais persuasivos e impactantes (lembre-se de dizer que nos lembramos de 80% do que vemos e 20% do que lemos).

  • Escolha fotos bonitas e atraentes com uma linha de até 70 caracteres e um título de 1 a 30 caracteres.

Tendência 3: Amazon Ads

Concentrando quase 50% das vendas atuais do e-commerce nos EUA, a Amazon se tornou um verdadeiro “reflexo” do consumidor para milhões de usuários.

Um verdadeiro motor de busca para e-commerce, a Amazon é uma plataforma muito relevante para publicidade gráfica.

O que você precisa saber sobre o Amazon Ads:

  • O sistema permanece semelhante ao Google Ads (compra de palavras-chave)
  • A competição é acirrada porque o espaço disponível é limitado

Algumas ferramentas de estratégia digital, como a Amazon Keyword Tool do Ahrefs, permitirão que você identifique as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e, assim, definir uma estratégia de anúncios da Amazon se o potencial for confirmado. 

Tendência 4: A extensão do formulário de lead do Google

A extensão do formulário de leads do Google é uma forma de competição de anúncios de leads do Facebook com a qual você pode estar familiarizado.

Este recente recurso da gigante americana oferece a possibilidade de exibir um formulário de contato a partir de um anúncio do Google Ads.

Em vez de redirecionar para uma página de conversão de site, a extensão de formulário de lead permite que você colete informações diretamente de clientes em potencial, dentro do anúncio.

Ao limitar o número de cliques necessários para a conversão, a extensão do formulário de lead pode ser muito eficaz e é relativamente fácil de usar:

  • Adicione a extensão de formulário às suas campanhas do Google Ads
  • Adicione uma imagem de fundo correspondente
  • Se você tiver um CRM, configure um Webhook para recuperar leads diretamente

Tendências da mídia social 

Hoje, a mídia social não é mais apenas Facebook, Instagram e Youtube.

Existem diferentes plataformas disponíveis para as marcas, visando usuários específicos (principalmente de acordo com a idade).

Se o número de usuários do Facebook parece estar diminuindo nos últimos anos, algumas plataformas viram seu número aumentar:

  • Instagram é a rede social que mais cresce: + 20,4% em 2018 e + 7,3% em 2019. Isso pode ser explicado pelo desenvolvimento da parte transacional do aplicativo
  • Tik Tok também experimentou um crescimento muito forte nos últimos 3 anos e está se espalhando de forma particularmente rápida entre aqueles com menos de 24 anos.

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Para responder ao desafio de usar várias plataformas separadas simultaneamente, aqui estão 12 práticas recomendadas para incluir em seu plano de marketing digital para sua mídia social a partir do próximo ano:

Tendência 1: TikTok

Conforme visto no parágrafo anterior, uma primeira tendência a seguir é a rede social TikTok. A plataforma que destaca o conteúdo de vídeo hoje representa uma audiência de várias centenas de milhões de jovens ultra-conectados que ainda são amplamente negligenciados pelas empresas. 

Se os menores de 24 anos são uma parte significativa de seu público, então você provavelmente deveria dedicar parte de seus esforços de marketing para ser visto no TikTok antes de sua competição. 

Tendência 2: Vídeo e conteúdo facilmente esquecido – (vídeos virais ?)

Entre as demais tendências que se esperam nos próximos anos, as histórias efêmeras e os conteúdos visuais continuam a se desenvolver como meio privilegiado de interação entre marcas e clientes. Esses formatos de conteúdo mostram a capacidade de resposta, bem como a face humana de seu negócio para seu público.

Observe também que, como parte de um processo promocional, o aspecto efêmero também pode atuar como um gatilho de compra adicional, por exemplo, inserindo um código de promoção com duração de 24 horas em sua história.

Tendência 3: Microinfluenciadores

Também observaremos o crescente impacto dos microinfluenciadores no marketing de mídia social. Muitas vezes vistos como um luxo reservado para empresas de grande orçamento, os serviços de marketing de influenciadores estão cada vez mais se democratizando, criando novas oportunidades.

O que é um microinfluenciador?

Microinfluenciadores são figuras públicas que têm menos seguidores do que influenciadores “estrelas”, mas cujo público é particularmente receptivo e engajado.

Ou seja, no mundo digital, não é mais o tamanho que importa, mas o engajamento de um público. Um influenciador de “nicho” será muito mais eficaz e menos caro do que uma mega-estrela cujo público tem pouca relevância para sua oferta.

Leia tambem  9 Estratégias de Marketing Digital Para Negócios Locais 

Essas contas ganharão importância principalmente no Instagram, no momento em que os contadores de “curtir” desaparecerão.

Tendências de publicidade em mídia social

As ferramentas de publicidade das redes sociais também estão evoluindo em alta velocidade.

Alguns canais até possuem agora opções de segmentação cada vez mais poderosas, como o Facebook e a Amazon, onde mais de 2/3 dos compradores on-line frequentes afirmam consultar seu conteúdo durante a fase de pesquisa de produto

Tendência 1: publicidade em realidade aumentada

A realidade aumentada permite que os usuários experimentem seus produtos em realidade aumentada usando suas câmeras.

Tendência 2: Publicidade no LinkedIn

Particularmente relevante se você opera em um setor de B2B, o LinkedIn também está evoluindo para atrair cada vez mais empresas para sua plataforma de publicidade.

A plataforma está trabalhando em seu algoritmo para expandir suas opções de segmentação, como em particular para publicações em páginas pessoais, ou com as funções de “lógica booleana” agora disponíveis para exibir seu destino.

Além disso, o custo parece diminuir em comparação com outras redes sociais, o que o torna uma plataforma a ser considerada na sua estratégia digital de negócios.

Tendência 3: Anúncios no Messenger

O Facebook Messenger Ads oferece um recurso de publicidade que permite aos usuários iniciar uma conversa com um único clique.

Os anúncios do Facebook Messenger fornecem acesso a 1,3 bilhão de usuários do aplicativo. Essa tendência também deve se intensificar com a provável chegada de anúncios no WhatsApp. Portanto, dê um passo à frente testando esse formato e publique, por exemplo, anúncios “click-to-Messenger” no feed do Facebook de seus clientes em potencial.

O marketing por email ainda é relevante 

Você não está convencido da eficácia do email marketing em sua estratégia digital de negócios?

Você sabia que o alcance orgânico no Facebook é de apenas 1%?

As taxas de abertura para mensagens de marketing por e-mail normalmente estão na faixa de 20-30%, o que significa que sua postagem tem 30 vezes mais probabilidade de ser vista por e-mail do que no Facebook (Fonte: Hootsuite).

Além disso, o e-mail continua sendo uma das alavancas de comunicação preferidas dos usuários da Internet, conforme demonstrado pelo estudo Drift, no qual 65% dos entrevistados disseram que, nos últimos 12 meses, eles usaram o e-mail para se comunicar com as organizações, colocando o e-mail acima do telefone e o site (Fonte: estudo Drift 2019).

Finalmente, a lucratividade do marketing por e-mail deve permanecer entre as melhores ferramentas de estratégia digital corporativa:

  • 73% dos profissionais de marketing veem o e-mail como o canal digital nº 1 para ROI
  • A gigante americana Virgin Holiday’s reformulou seus e-mails, o que gerou 31% a mais de tráfego para o site, direto dessa fonte.

 

  1. Faça a conversão

Ofereça uma experiência de conversão

Depois de todos os esforços para desenvolver sua reputação e seu tráfego online, seu último objetivo, e não menos importante, será converter esses usuários da Internet. Se a sua estratégia digital já segue as boas práticas de marketing expostas neste artigo, você só terá que otimizar alguns elementos do seu site para maximizar a passagem para o ato dos visitantes (em princípio) já conquistados pelo conteúdo do seu site. 

Aqui estão alguns pontos-chave:

Ações para otimizar a navegação:

  • Melhore a velocidade do seu site (extensões, tamanho da imagem)
  • Esclareça e estruture as informações tanto quanto possível (menus, títulos)
  • Otimize a adaptabilidade móvel do seu site

Ações para fortalecer a confiança do usuário da Internet:

  • Destaque depoimentos de seus clientes
  • Exiba os logotipos de suas certificações
  • Seja transparente com seus preços
  • Forneça uma seção de perguntas frequentes (FAQ)
  • Crie uma página “Sobre”

Ações para facilitar a passagem ao ato do internauta:

  • Fornece botões de call-to-action (CTA) frequentes
  • Otimize seu site
  • Otimize o formato, o posicionamento e o conteúdo de todos os seus CTAs
  • Adicionar um botão de chamada
  • Otimize seus formulários de contato
  • Use mensagens instantâneas (chat ao vivo)
  1. Baseie sua abordagem em dados

Um certo Steve Jobs disse uma vez:

Marcas com recursos analíticos avançados superam seus concorrentes à medida que tomam decisões melhores, mais rápidas e mais bem executadas.

Com boas habilidades analíticas, você tem:

  • 2x mais probabilidade de usar dados para tomar decisões “com muita frequência”
  • 5x mais probabilidade de tomar uma decisão “muito mais rápida”
  • 3x mais probabilidade de ser muito eficaz na execução de decisões – e, portanto,
  • 3x mais probabilidade de estar no quartil superior de desempenho financeiro

Em resumo, a eficácia de sua estratégia digital de negócios dependerá em grande parte de sua capacidade de analisar seus resultados para tomar as melhores decisões possíveis. A vantagem da internet é que tudo pode ser medido. Basta adicionar as ferramentas certas ao seu plano de marketing digital e usá-las da maneira certa.

 

Conclusão

Em um contexto de acesso a uma oferta ilimitada, uma Proposta de Valor Único Notável é essencial;

A jornada do cliente se tornou mais complexa e é necessário otimizar toda a sua presença na web;

… e adotar uma estratégia de aquisição multicanal, otimizando cada fonte de tráfego potencial

Uma vez adquirido este tráfego, torna-se fundamental convertê-lo graças a 3 pilares: 

  1. Navegabilidade;
  2. Confiança e
  3. Otimização de apelos à ação

Finalmente, é necessário construir a arquitetura de análise de dados que permite analisar seus dados para gerenciar melhor a estratégia.

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