A análise de clientes, mercados e cenários competitivos ocorre em quase todas as empresas e organizações. Nem sempre como uma pesquisa de mercado estruturada e sistemática como deveria, mas seus resultados nunca devem ser subestimados. Portanto, para todos que trabalham com vendas no mercados, a realização de uma pesquisa pode ajudar muito!
O que é pesquisa de mercado?
Existem definições e abordagens muito diferentes para o termo pesquisa de mercado . Uma definição mais estruturada e amplamente utilizada na literatura de pesquisa de mercado é a seguinte:
Pesquisa de mercado é a coleta sistemática, processamento, análise e interpretação de dados sobre as condições de mercado exigidas pela empresa em determinadas situações de mercado.
A pesquisa sobre mercado deve ser diferenciada do conceito de plano de negócios, que não se limita aos mercados, mas tem um foco principal em questões internas.
A pesquisa de mercado tem inúmeras tarefas:
- Garante que os riscos sejam reconhecidos em um estágio inicial e tornados previsíveis ( função de alerta precoce ).
- Contribui para o fato de que oportunidades e desenvolvimentos podem ser identificados e antecipados ( função de inovação ).
- No processo de tomada de decisão, contribui para apoiar o trabalho de gerenciamento ( função de aprimoramento da inteligência ).
- Na fase de tomada de decisão, ajuda a esclarecer e objetivar os fatos ( função de redução da incerteza ).
- Promove a compreensão do objetivo e dos processos de aprendizado na empresa ( função estruturante ).
- Garante que as informações relevantes para o objetivo empreendedor e as decisões de medição sejam selecionadas e preparadas a partir do fluxo de informações ambientais ( função de seleção ).
Tipos de pesquisa de mercado
A pesquisa pode ser dividida em pesquisa sobre um mercado demográfica e ecológica, de acordo com o objetivo. A pesquisa demográfica da conduta determina os fatos de natureza objetiva, vinculados aos participantes do mercado, como idade, sexo e ocupação, e assuntos de natureza subjetiva, como atitudes, opiniões e necessidades.
Por outro lado, a pesquisa sobre um mercado ecológica captura os tamanhos objetivos de mercado, como cotas de vendas e distribuição, que são separadas dos participantes do mercado. Essas quantidades representam o resultado das ações ou comportamentos.
GUIA DEFINITIVO
DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.
A divisão de acordo com o tipo de aquisição de informações leva à pesquisa primária e secundária. A pesquisa secundária é a aquisição, compilação e análise de dados de material já existente para a tarefa. Na pesquisa primária , a necessidade de informações é coberta por nossos próprios estudos. Uma distinção deve ser feita entre pesquisas, observações e testes.
Curso de pesquisa de mercado
A pesquisa é o método mais difundido e mais importante de coleta de informações em marketing. Os objetivos e tarefas são fornecer informações às pessoas selecionadas ou opinar sobre determinadas circunstâncias especificadas. A pesquisa sobre mercado oferece uma escolha de pesquisas pessoais, escritas e por telefone. As pesquisas podem ser realizadas uma vez ou repetidamente.
No segundo caso, um painel é usado. O painel é um grupo de pessoas, famílias, empresas etc. que pode ser continuamente entrevistado e também registra seu próprio comportamento. As principais formas são o painel de varejo e consumidor .
Ao contrário da pesquisa, a observação não conhece os entrevistados , ou seja, é independente da disposição do entrevistado em fornecer informações. Estes são estudos comportamentais sistemáticos e programados.
Um experimento é entendido como sendo um dispositivo de ensaio repetível, realizado sob condições ambientais controladas predeterminados, o que permite as reações de mercado a ser medida na variação de instrumentos individuais de marketing.
Processo de pesquisa de mercado
O processo de pesquisa pode ser representado como um processo e dividido em várias fases. A necessidade de informações é derivada do problema de decisão real. Essas informações são solicitadas, processadas e devem ser usadas para conseguir uma maior participação no mercado.