Celular, tablet, computador ou você prefere offline? Atualmente, a compra de produtos não ocorre mais por meio de um único canal de vendas . Os clientes de hoje não querem apenas opções flexíveis para tomar uma decisão de compra. Ele também está acostumado a receber feedback e informações personalizadas imediatamente. Resposta dos varejistas a esse desafio: marketing omnichannel .
O que é marketing omnichannel?
O termo omnichannel é derivado da palavra latina “omnis”, que significa “todos” .O marketing omnichannel é sobre o uso paralelo de todas as plataformas de publicidade e vendas de uma empresa, online ou offline.
O objetivo é fornecer aos clientes uma experiência do usuário em vários dispositivos . As diferentes áreas são perfeitamente vinculadas e o cliente pode alternar entre os diferentes canais a qualquer momento. Os dados e configurações relevantes do cliente são armazenados em cada dispositivo ou canal, que também são levados em consideração em outros canais. A jornada do cliente é executada de maneira uniforme em todas as plataformas e é adaptada à pessoa respectiva.
As estratégias de marketing multicanal e de canal cruzado também aproveitam a combinação de vários canais. Vincular os diferentes canais em todos os pontos da jornada do cliente diferencia o marketing omnichannel dessas duas estratégias.
Fatores de sucesso para o marketing omnichannel direcionado
Vincular todos os canais de vendas possíveis oferece muitas vantagens para o cliente e o provedor. No entanto, há algumas coisas a serem lembradas para criar uma experiência positiva do cliente:
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Analise seus clientes
Toda estratégia deve ser baseada na análise de dados bem fundamentados. Crie personas do grupo-alvo para conhecer seus compradores e oferecer a melhor experiência de compra possível. Use pesquisas, opções de feedback e a avaliação de conjuntos de dados existentes. É assim que você pode projetar seu marketing omnichannel de maneira direcionada.
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Conecte todos os canais em rede
O requisito básico para o marketing omnichannel é a ligação técnica dos canais entre si. Isso também inclui a referência ao outro em cada canal. Para agregar valor, os dados armazenados nos canais devem estar acessíveis em qualquer lugar. Isso também leva ao próximo ponto.
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Personalize a experiência do cliente
Use os links e dados disponíveis para ativar um processo de compra personalizado . Dessa maneira, configurações e preferências podem ser adotadas em todos os dispositivos, e o cliente experimenta uma personalização que ele próprio projetou. Além disso, a visão geral das compras anteriores permite que o cliente seja tratado individualmente como tal.
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Crie seus canais de maneira uniforme
Mesmo que você queira oferecer aos seus clientes variedade por meio de vários canais, eles devem formar uma única unidade. Verifique se as mesmas informações podem ser encontradas em todos os lugares. Não importa em termos de preço, disponibilidade ou detalhes de contato. No entanto, é claro que essas informações ainda devem ser adaptadas à superfície do respectivo dispositivo. Se os departamentos de marketing online e offline trabalham em conjunto na sua empresa, a comunicação uniforme é bem-sucedida.
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Use uma ferramenta de CRM
A ligação de todos os canais requer um gerenciamento eficaz do cliente. Isso não precisa ser muito complicado. Uma ferramenta de gerenciamento de clientes facilita o gerenciamento central de informações. Isso permite que eles sejam sincronizados em todos os canais. Todas as áreas de negócios, de marketing, vendas e atendimento ao cliente, devem poder visualizar e manter essa ferramenta.
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Mantenha-se flexível
O marketing omnichannel prospera com a flexibilidade . Estratégias rígidas e constantes não são úteis. Analise suas medidas continuamente. Obtenha feedback dos clientes e ajuste a estratégia com novas idéias várias vezes. Você pode usar várias opções para manter seu grupo-alvo: segmentação geográfica, códigos promocionais, gamificação, campanhas de mídia social, campanhas de lealdade – não há limites. Basicamente, você não deve impor nada ao comprador. A mudança de canal e quaisquer ações devem ser opcionais.
Exemplo prático: Omichannel Marketing na Disney
A Disney é um excelente exemplo de marketing omnichannel bem-sucedido. Ao vincular diferentes canais e ofertas, os visitantes do parque conseguem proporcionar uma ótima experiência ao cliente e vender uma variedade de produtos, além de visitar o parque.
GUIA DEFINITIVO
DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.
A jornada do cliente começa em casa no computador. Além de reservar a estadia, os horários também podem ser criados diretamente, que podem ser chamados posteriormente no aplicativo. O aplicativo também fornece mapas, tempos de espera atuais e atrações. As mesas dos restaurantes também podem ser reservadas em telefones celulares. Uma pulseira oferece outros links e muitos extras para os visitantes: como meio de pagamento, chave do quarto ou como destinatário das fotos tiradas no parque com os atores da Disney – a pulseira é versátil, e é usada muitas vezes. O feedback é solicitado em todos os lugares para otimizar ainda mais a experiência do cliente.