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Whatsapp Business : Como Vender Pelo Aplicativo

Índice

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Em vez de escrever e-mails, basta conversar com os clientes: isso agora é possível com o WhatsApp Business. O que o novo app de mensagens pode fazer pelas empresas – e o que os empreendedores devem considerar.

Para quais empresas o WhatsApp Business é a melhor escolha?

A empresa-mãe do WhatsApp, o Facebook, desenvolveu o WhatsApp Business especificamente para pequenas empresas. O aplicativo é particularmente adequado para prestadores de serviços que desejam reagir de forma rápida e individual aos desejos e consultas de seus clientes.

O WhatsApp Business é recomendado, por exemplo, para empresas artesanais, autônomos ou pequenas empresas.

Para que as empresas podem usar o novo serviço de mensagem?

Para que as empresas podem usar o novo serviço de mensagem

Os empresários podem conversar com os clientes via WhatsApp Business. O cliente determina a comunicação e escreve para a empresa, não o contrário, portanto, trata-se de preocupações específicas do cliente que precisam ser respondidas.

Isso faz do WhatsApp mais um canal de contato dos clientes – além do telefone e e-mail. O cliente pode dizer que o parceiro de bate-papo é uma empresa por um selo ao lado do nome do contato. As contas verificadas da WhatApp Business são codificadas por cores; isso deve tornar mais fácil para os clientes reconhecerem perfis falsos.

A interface do usuário funciona normalmente no WhatsApp e, claro, emojis também podem ser enviados. Mas os usuários empresariais não devem exagerar no envio. A abordagem da empresa deve ser adaptada ao setor. Portanto, um banqueiro não deve mandar corações, um salão de beleza pode pelo menos pensar nisso.

Quais funções adicionais existem para as empresas?

  1. Perfil da empresa

No perfil da empresa, as empresas podem armazenar detalhes de contato, como endereço, endereço de e-mail e site. Também há espaço para uma foto ou logotipo e uma breve descrição. A propósito: aqui também a obrigação de uma boa impressão se aplica a todas as empresas.

  1. Respostas rápidas

Com esta função, os usuários podem salvar as mensagens enviadas com frequência e enviá-las repetidamente. Dessa forma, as perguntas recorrentes podem ser respondidas de forma rápida e padronizada.

  1. Mensagens de ausência

Assim como os programas de e-mail, o WhatsApp Business também informa quando uma resposta pessoal não é possível. Mensagens de boas-vindas também podem ser enviadas aos clientes automaticamente.

  1. Estatísticas de notícias

O aplicativo oferece estatísticas aos empresários: Aqui você pode ver, por exemplo, quantas mensagens foram enviadas e lidas com sucesso.

Em quais celulares o WhatsApp Business pode ser usado?

Até agora, apenas usuários do Android podem baixar o aplicativo gratuito. A própria empresa escreve que a ferramenta ainda está em fase de teste. Em breve, o WhatsApp Business também estará disponível para dispositivos iOS.

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Qual é a vantagem do WhatsApp  Business sobre o WhatsApp Messenger para particulares?

A grande vantagem para os empresários é a separação clara entre a comunicação privada e a profissional. Porque se você também usar sua conta privada do WhatsApp para o trabalho, você nunca conseguirá se desligar. No Natal, por exemplo, o empresário não se depara mais com as dúvidas dos clientes.

E o cliente também se beneficia: eles obtêm rapidamente uma visão geral da empresa e podem escrever para ela diretamente. Muitas pessoas certamente usarão esta opção – de acordo com o Facebook, 250 milhões de pessoas estão ativas no WhatsApp todos os dias.

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

O novo canal de comunicação é, portanto, definitivamente interessante para as empresas. Para quem não gosta de escrever no smartphone: Com a ajuda do aplicativo WhatsApp Web, as mensagens podem ser digitadas da maneira clássica usando o teclado do computador.

O WhatsApp Business precisa de um número de telefone separado?

O WhatsApp Business sempre precisa de seu próprio número. Se uma conta privada do Whatsapp já estiver vinculada ao número do celular, nenhuma conta comercial adicional pode ser criada.

O usuário tem quatro opções:

  1. Transformar sua conta privada em uma conta empresarial – então você deve salvar as mensagens anteriores.
  2. Usar um smartphone dual SIM com dois cartões SIM – um para o negócio e outro para a conta WhatsApp privada.
  3. Usar o WhatsApp Business através de um número de telefone fixo enquanto sua conta privada permanece móvel.
  4. Instalar o WhatsApp Business no celular da empresa.

Atenção: proteção de dados!

Quem usa o WhatsApp, permite que o serviço de mensageiro acesse todos os contatos armazenados no telefone. Isso dá ao grupo dos EUA acesso a contatos que não usam o WhatsApp – isso não é permitido pela lei de proteção de dados. Isso significa: se as empresas usam o Whatsapp Business, elas devem se certificar de que não repassarão automaticamente todos os contatos dos clientes.

O WhatsApp traz consigo um risco de segurança e as empresas devem ter muito cuidado. Apesar dos riscos, o aplicativo será cada vez mais usado. Os clientes vão preferir escrever rapidamente para o WhatsApp em vez de ficar horas na linha direta do telefone. E o que o cliente usa como canal de comunicação também é usado por empresários.

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E o que os usuários dizem?

O messenger para empresas é bem recebido no Google Playstore: o app recebe 4,1 de 5 estrelas possíveis. A maioria dos usuários pensa que a oferta é basicamente “uma boa ideia”, mas “ainda há muitos problemas”. A maior crítica: como o WhatsApp Business está vinculado a um número de telefone, uma empresa não pode acessar a conta de vários telefones celulares.

Entendidos os conceitos do aplicativo, vamos ver agora como começar a usar o aplicativo em seus negócios.

6 etapas para começar a vender com o WhatsApp Business

6 etapas para começar a vender com o WhatsApp

Aqui está um breve resumo das etapas necessárias para iniciar sua loja no WhatsApp:

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business
  • Crie uma página comercial
  • Defina o horário de funcionamento, mensagens de boas-vindas e descrição da atividade
  • Baixe o WhatsApp Web
  • Publique a presença da sua empresa no WhatsApp
  • Gerencie os chats recebidos e comece suas vendas

Etapa 1 – Baixe o aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente na Play Store e nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a criarem um perfil de negócios no aplicativo. Seus recursos e interface de usuário são muito semelhantes à versão tradicional do aplicativo.

Etapa 2 – Crie uma página comercial

Depois de baixar e instalar o aplicativo em seu smartphone, você precisará criar o perfil da sua empresa: é importante ressaltar que não é possível usar o mesmo número de telefone já utilizado no WhatsApp, e obter um novo dedicado especificamente ao seu negócio.

Assim que o aplicativo for aberto, você será solicitado a verificar o seu número de telefone, escolher o nome da sua empresa (Observação: não pode ser alterado posteriormente) e configurar uma imagem de perfil.

Para alterar seu perfil de negócios do WhatsApp, você precisará:

  • Abrair o WhatsApp Business> clique no botão Menu> Configurações> Configurações da empresa> Perfil
  • clicar em “Editar” no canto superior direito
  • modificar os campos e salvar as modificações

Etapa 3 – Definir o horário de funcionamento, mensagens de boas-vindas e descrição da empresa

Esta seção de configurações é uma das principais diferenças que você notará do aplicativo tradicional. Aqui você pode configurar:

1)  o horário de funcionamento de sua empresa

2)  uma mensagem de boas-vindas que será enviada após o recebimento da primeira mensagem do cliente

3)  uma mensagem de ausência, enviada quando você é contatado fora do horário de funcionamento

4)  respostas rápidas que permitirão que você responda rapidamente às perguntas mais frequentes de seus usuários

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Etapa 4 –  Baixe o WhatsApp Web

Nesta fase, você precisará decidir qual ferramenta usar para gerenciar seus chats.

Se você está começando, espere um baixo volume de mensagens e, como você está sozinho para gerenciar os chats, pode escolher o WhatsApp Web, a interface que permite responder aos chats do seu PC.

Por outro lado, se você deseja distribuir chats para mais usuários e gerenciar sua página de negócios de uma forma mais estruturada, sugerimos que experimente alguns serviços específicos para isso.

Etapa 5 –  Anuncie sua empresa online e presença offline no WhatsApp

Nesse ponto, você precisará garantir que os clientes o encontrem. Na verdade, no WhatsApp, você não tem a opção de pesquisar por nome ou local; você precisará fornecer seu número de telefone aos clientes para que eles entrem em contato com você.

Você pode fazer isso em sua loja, imprimindo o número em seu sinal ou em seus recibos, ou on-line em sua conta do Google Meu Negócios, em sua página do Facebook ou em seu site por meio de um widget “Clique para conversar pelo WhatsApp”.

Para os mais experientes, você pode até promover seu negócio com anúncios que farão o usuário iniciar uma conversa diretamente com você.

Etapa 6 – Gerenciar os bate-papos recebidos e começar a vender

Depois de seguir essas etapas, você pode finalmente começar a conversar com seus usuários e vender seus produtos e serviços.

Agora é a sua vez: dependendo da natureza dos seus produtos e serviços, você pode utilizar este canal de comunicação para orientar seus contatos na compra e, por que não, apoiá-los no pós-venda.

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Por que escolher o WhatsApp como meio de comunicação?

O WhatsApp permitirá que você alcance seus usuários onde quer que estejam e estabeleça uma relação pessoal com seu cliente, que se sentirá valorizado e motivado a comprar de você no futuro. Além disso, como você viu, o uso dessa ferramenta de suporte ao cliente durante a fase de compra é simples e basicamente gratuito.

 

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