A estratégia Blue Ocean, desenvolvida por W. Chan Kim e Renee Mauborgne, é um instrumento no desenvolvimento de negócios. A idéia básica da estratégia do Oceano Azul é que as empresas não estejam buscando concorrência em mercados altamente competitivos ( Oceano Vermelho ), mas criando novos mercados (Oceanos Azuis) e oferecendo aos clientes produtos inovadores.
Os modelos de negócios da Blue Ocean mostram crescimento acima da média e um ROI acima da média, o que Kim e Mauborgne demonstraram no estudo de 1997 “Inovação em valor: a lógica estratégica de alto crescimento”. Após a publicação do estudo, a estratégia do Oceano Azul foi testada em empresas europeias e publicada em 2005 como um livro intitulado “ O Oceano Azul como estratégia”.
Objetivos da estratégia do Oceano Azul:
- Abrir novos mercados sem concorrência.
- A aquisição de novos clientes.
- Otimização das estruturas de custo.
A curva de valor do Oceano Azul
A curva de valor cria uma comparação direta da sua própria empresa com a concorrência. Os elementos principais do produto são visualizados e são mostradas possibilidades de como os produtos podem ser alterados e novos mercados abertos .
GUIA DEFINITIVO
DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS
Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.
Seis caminhos de busca para a expansão sistemática do mercado
As seguintes perguntas servem como caminhos de busca para a expansão sistemática do mercado:
- Quais indústrias alternativas são possíveis?
- Existem grupos estratégicos no setor?
- Quais novos grupos de compradores são possíveis?
- Qual ou quais produtos e serviços complementares são possíveis?
- Quais motivos de compra funcionais ou emocionais são relevantes?
- Existem tendências sustentáveis?
Exemplos de estratégias bem-sucedidas do oceano azul
Nintendo:
Com o lançamento do Wii em 2006, a Nintendo estava adotando uma estratégia pré-planejada para o Blue Ocean. A Nintendo reduziu os componentes gráficos e o poder de computação do console e se retirou da competição direta com a Sony (PlayStation 3) e Microsoft (Xbox 360). Em vez disso, com o desenvolvimento de um novo conceito de controle com sensores de movimento, foi criado um novo mercado que agradava principalmente as pessoas mais velhas, mulheres e crianças pequenas e que trazia grande sucesso.
Southwest Airlines:
Outro exemplo é a Southwest Airlines, pioneira em companhias aéreas de baixo custo. Ao eliminar serviços como lounges ou a escolha de assentos, os preços podem ser significativamente reduzidos. Com a ajuda de tempos de check-in aprimorados e maior frequência de partida, uma alternativa real a viagem de carro pode ser criada.
Cirque du Soleil:
O Cirque du Soleil, do Canadá, fez uma distinção clara do circo clássico. Nenhum animal ou artista de estrela aparece nas performances, em vez disso, o foco está no coletivo de artistas e na combinação de elementos de entretenimento. Isso criou uma forma de circo de alta qualidade e preço mais alto, que não é mais voltada para crianças e famílias, mas para adultos e uma alternativa ao teatro e à ópera.
Os quatro obstáculos à implementação do Blue Ocean
No entanto a implementação da estratégia Blue Ocean na empresa, como qualquer mudança na empresa, pode levar a problemas. Kim e Mauborgne falam dos quatro obstáculos da implementação.
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O obstáculo cognitivo
O primeiro obstáculo cognitivo afirma que os funcionários devem demonstrar a necessidade de mudanças estratégicas para justificar as mudanças na empresa e eliminar o medo de uma possível demissão.
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O obstáculo dos recursos
O segundo obstáculo aos recursos afirma que, quanto maiores as mudanças na empresa, mais recursos são necessários para implementar a estratégia do Oceano Azul. Isso pode dificultar ou impossibilitar a implementação para algumas empresas.
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O obstáculo da motivação
O terceiro obstáculo da motivação diz que os funcionários precisam ser motivados para implementar com sucesso a estratégia na empresa. Isso pode ser alcançado mostrando especificamente aos funcionários como as mudanças na estratégia podem ser implementadas.
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O obstáculo político
O quarto obstáculo político diz respeito a estruturas corporativas em conflito e funcionários que resistem ativamente à implementação. Especialmente quando os funcionários são executivos, pode haver problemas consideráveis com a implementação.
Dica do livro: O oceano azul como estratégia
Se você quiser dar uma olhada mais de perto na estratégia do Blue Ocean, dê uma olhada no livro de W.Chan Kim e Renée Mauborgne. O best-seller internacional apareceu em 5 continentes com uma circulação mundial de 3,5 milhões de livros. A versão em português também está disponível na Amazon.
Uma das principais críticas à estratégia do Oceano Azul é que o livro conta apenas histórias de sucesso. Não está claro quantas empresas falham com uma estratégia do Blue Ocean. Além disso, a Nintendo é o único exemplo que deliberadamente escolheu e implementou com sucesso uma estratégia Blue Ocean.
Muitas outras histórias de sucesso mostram apenas inovações bem-sucedidas que são explicadas usando a estratégia do Oceano Azul. Outros fatores que podem afetar o sucesso são ignorados. Isso levanta a questão de saber se essas histórias de sucesso podem realmente ser atribuídas à estratégia do Oceano Azul. Dez anos após a publicação do livro, há apenas um exemplo concreto de uma estratégia deliberadamente escolhida e bem-sucedida da estratégia do Oceano Azul.
Mas Além disso, existe um risco que a estratégia do Oceano Azul é apenas uma abordagem teórica difícil de implementar na prática. Especialmente em indústrias pouco inovadoras, com um número muito limitado de oceanos azuis, surge a questão da viabilidade da estratégia.
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