Estratégia do Oceano Azul : Como implementar na sua empresa

Índice

4.9/5 - (9 votes)

A estratégia Blue Ocean, desenvolvida por W. Chan Kim e Renee Mauborgne, é um instrumento no desenvolvimento de negócios. A idéia básica da estratégia do Oceano Azul é que as empresas não estejam buscando concorrência em mercados altamente competitivos ( Oceano Vermelho ), mas criando novos mercados (Oceanos Azuis) e oferecendo aos clientes produtos inovadores.

Os modelos de negócios da Blue Ocean mostram crescimento acima da média e um ROI acima da média, o que Kim e Mauborgne demonstraram no estudo de 1997 “Inovação em valor: a lógica estratégica de alto crescimento”. Após a publicação do estudo, a estratégia do Oceano Azul foi testada em empresas europeias e publicada em 2005 como um livro intitulado “ O Oceano Azul como estratégia”.

 

Objetivos da estratégia do Oceano Azul

Objetivos da estratégia do Oceano Azul:

  • Abrir novos mercados sem concorrência.
  • A aquisição de novos clientes.
  • Otimização das estruturas de custo.

A curva de valor do Oceano Azul

A curva de valor cria uma comparação direta da sua própria empresa com a concorrência. Os elementos principais do produto são visualizados e são mostradas possibilidades de como os produtos podem ser alterados e novos mercados abertos .

GUIA DEFINITIVO

DO MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS

guia marketing pequenas empresas 3d 11 1024x683 2

Neste guia eu compilei as principais ESTRATÉGIAS que sua empresa precisará seguir para desenvolver e implementar um plano de marketing digital que gere resultados sólidos e previsíveis para o seu negócio.

Seis caminhos de busca para a expansão sistemática do mercado

As seguintes perguntas servem como caminhos de busca para a expansão sistemática do mercado:

  • Quais indústrias alternativas são possíveis?
  • Existem grupos estratégicos no setor?
  • Quais novos grupos de compradores são possíveis?
  • Qual ou quais produtos e serviços complementares são possíveis?
  • Quais motivos de compra funcionais ou emocionais são relevantes?
  • Existem tendências sustentáveis?
Leia tambem  Consultoria de Marketing Digital Para Pequenas Empresas

 

Exemplos de estratégias bem-sucedidas do oceano azul

Nintendo:

Com o lançamento do Wii em 2006, a Nintendo estava adotando uma estratégia pré-planejada para o Blue Ocean. A Nintendo reduziu os componentes gráficos e o poder de computação do console e se retirou da competição direta com a Sony (PlayStation 3) e Microsoft (Xbox 360). Em vez disso, com o desenvolvimento de um novo conceito de controle com sensores de movimento, foi criado um novo mercado que agradava principalmente as pessoas mais velhas, mulheres e crianças pequenas e que trazia grande sucesso.

Southwest Airlines:

Outro exemplo é a Southwest Airlines, pioneira em companhias aéreas de baixo custo. Ao eliminar serviços como lounges ou a escolha de assentos, os preços podem ser significativamente reduzidos. Com a ajuda de tempos de check-in aprimorados e maior frequência de partida, uma alternativa real a viagem de carro pode ser criada.

Cirque du Soleil:

O Cirque du Soleil, do Canadá, fez uma distinção clara do circo clássico. Nenhum animal ou artista de estrela aparece nas performances, em vez disso, o foco está no coletivo de artistas e na combinação de elementos de entretenimento. Isso criou uma forma de circo de alta qualidade e preço mais alto, que não é mais voltada para crianças e famílias, mas para adultos e uma alternativa ao teatro e à ópera.

Os quatro obstáculos à implementação do Blue Ocean

Os quatro obstáculos à implementação do Blue Ocean

No entanto a implementação da estratégia Blue Ocean na empresa, como qualquer mudança na empresa, pode levar a problemas. Kim e Mauborgne falam dos quatro obstáculos da implementação.

  1. O obstáculo cognitivo

O primeiro obstáculo cognitivo afirma que os funcionários devem demonstrar a necessidade de mudanças estratégicas para justificar as mudanças na empresa e eliminar o medo de uma possível demissão.

  1. O obstáculo dos recursos

O segundo obstáculo aos recursos afirma que, quanto maiores as mudanças na empresa, mais recursos são necessários para implementar a estratégia do Oceano Azul. Isso pode dificultar ou impossibilitar a implementação para algumas empresas.

  1. O obstáculo da motivação

O terceiro obstáculo da motivação diz que os funcionários precisam ser motivados para implementar com sucesso a estratégia na empresa. Isso pode ser alcançado mostrando especificamente aos funcionários como as mudanças na estratégia podem ser implementadas.

  1. O obstáculo político

O quarto obstáculo político diz respeito a estruturas corporativas em conflito e funcionários que resistem ativamente à implementação. Especialmente quando os funcionários são executivos, pode haver problemas consideráveis ​​com a implementação.

Leia tambem  Whatsapp Business : Como Vender Pelo Aplicativo

Dica do livro: O oceano azul como estratégia

Se você quiser dar uma olhada mais de perto na estratégia do Blue Ocean, dê uma olhada no livro de W.Chan Kim e Renée Mauborgne. O best-seller internacional apareceu em 5 continentes com uma circulação mundial de 3,5 milhões de livros. A versão em português também está disponível na Amazon.

Uma das principais críticas à estratégia do Oceano Azul é que o livro conta apenas histórias de sucesso. Não está claro quantas empresas falham com uma estratégia do Blue Ocean. Além disso, a Nintendo é o único exemplo que deliberadamente escolheu e implementou com sucesso uma estratégia Blue Ocean.

Muitas outras histórias de sucesso mostram apenas inovações bem-sucedidas que são explicadas usando a estratégia do Oceano Azul. Outros fatores que podem afetar o sucesso são ignorados. Isso levanta a questão de saber se essas histórias de sucesso podem realmente ser atribuídas à estratégia do Oceano Azul. Dez anos após a publicação do livro, há apenas um exemplo concreto de uma estratégia deliberadamente escolhida e bem-sucedida da estratégia do Oceano Azul.

Mas Além disso, existe um risco que a estratégia do Oceano Azul é apenas uma abordagem teórica difícil de implementar na prática. Especialmente em indústrias pouco inovadoras, com um número muito limitado de oceanos azuis, surge a questão da viabilidade da estratégia.

Top 20 Modelos De Anúncios De Alta Conversão Para Facebook ADS

Capa 3D 1

Copie e cole esses 20 modelos de anúncios do Facebook Testados e Comprovados e crie os seus próprios anúncios de alta conversão.

Digite seu e-mail abaixo para fazer o download

Valorizamos sua privacidade e nunca lhe enviaremos spam.

 

Leia tambem  Tudo Sobre Comércio Eletrônico
Compartilhar o artigo
Facebook
Telegram
Linkdin
WhatsApp